Escola de samba homenageia os 50 anos de irmandade entre Bauru e Tenri

Templo Tenrikyo será mostrado no desfile (Foto: Divulgação)

Fevereiro está chegando. É hora de se organizar para curtir os dias de folia no Carnaval. Para os mais aficionados, os desfiles das escolas de samba não se resumem apenas às capitais São Paulo e Rio de Janeiro, mas também diversas cidades do interior.

Se nas metrópoles não haverá este ano homenagem ao Japão, como ocorreu em 2008, com o centenário da imigração japonesa, e, em 2016, com os 120 anos do Tratado Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, em Bauru, a cerca de 300 km de São Paulo, uma das escolas principais homenageará em seu desfile, pro-gramado para o dia 12 de fevereiro, a irmandade com a cidade japonesa Tenri.  “Este ano é comemorado na cidade os 50 anos dessa amizade e decidimos fazer essa homenagem. Também tem os 110 anos da imigração japonesa, que não abordamos no desfile porque focamos mesmo na cidade japonesa”, disse o presidente da escola Mocidade Unida da Vila Falcão, Jair Fontão Odria, que tentará o tri campeonato.

Com o enredo “Ten riquezas no país das cerejeiras”, a escola faz uma brincadeira com o nome da homenageada. “Durante o desfile, vamos fazer um paralelo entre Bauru e Tenri, Brasil e Japão numa perspectiva do passado, presente e do futuro”, explicou ele.

Ao todo, a Mocidade pretende levar cerca de 600 integrantes para o desfile deste ano. Serão oito alas e quatro carros alegóricos. O 1º contará com um torii (portal), ao lado de um falcão, o símbolo da escola. No segundo, haverá alguns símbolos tradicionais muito conhecidos pelos brasileiros, como o gatinho da sorte (Maneki Neko) e os tsurus. No terceiro carro, será abordada a tecnologia, muito presente no Japão. Por fim, vem o Templo de Tenri, um jardim japonês e as cerejeiras. Também serão mostrados durante o desfile o undokai (gincana poliesportiva) e as artes marciais japonesas.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password