Concurso pelos 120 anos premia estudantes
A Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio de Janeiro, realizou a premiação do Concurso Cultural Brasil-Japão 2015. O tema deste ano foi “120 anos de Amizade entre Brasil-Japão” em comemoração ao mesmo período de relações diplomáticas entre os dois países, iniciado em 1895.
Participaram 72 escolas, com 48 semifinalistas – estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O concurso, que está na sua 13ª edição e acontece desde o início da década de 1990, abrangeu projetos apresentados nos formatos Vídeo e Redação.
O aluno vencedor do Ensino Fundamental, na modalidade vídeo, foi Matheus Braga Couto, do C.E. Francisco Varella. Na modalidade redação foi premiado Gabriel Matusalém Rocha da Silva, do C.E. Santo Antônio de Pádua. No Ensino Médio, na modalidade vídeo, a vitória foi para Victor Hugo dos Santos Lontra, do C.E. São João. Já na redação ganhou Carla Cristina da Silva Ferreira, do Ciep Brizolão.
Entre os critérios de seleção estava a apresentação, a adequação à modalidade padrão do código linguístico, a fidelidade ao tema e a criatividade. Na cerimônia, foram entregues certificados aos alunos e professores-orientadores, bem como, placas em homenagem às respectivas escolas premiadas. Os três primeiros premiados de cada modalidade receberam notebook, tablete e smartphone, respectivamente.
Para Fabiano Farias de Souza, da Secretaria de Educação, o concurso cultural é uma forma de promover a reflexão sobre a temática tratada. “O concurso sempre traz uma perspectiva de conhecimento da cultura japonesa, despertando a curiosidade dos jovens brasileiros sobre o país e seu povo”, acrescentou.