Concurso de canção folclórica japonesa define campeão para etapa no Japão

Amanhã, cerca de 70 pessoas com idades que variam de 8 a 91 anos es-tarão em competição no “3º Concurso Honjo Oiwake Brazil”.

O concurso é da canção folclórica japonesa (minyo) Honjo Oiwake, da cidade japonesa de Yuri Honjo, em Akita.
O vencedor representará o Brasil no concurso que será realizado no Japão, em agosto.

Representantes de Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Registro, Piracicaba, Taubaté, São Miguel Paulista, Mogi das Cruzes e São Paulo estão inscritos e devem mostrar ritmo, técnicas vocais, versatilidade e energia na execução da difícil música.

Isso é o que irá mostrar o Grupo Min nos intervalos do concurso de amanhã, momento que será apresentada a música em questão. A competição acontece a partir das 9 horas, até por volta das 16 horas, no Akita Kenjinkai (av. Lins de Vasconcelos, 3382, Vila Mariana, São Paulo). A entrada é franca.

A realização é da Associação Akita do Brasil e Grupo Min e, o apoio cultural, é da Fundação Japão em São Paulo. De acordo com Kiyo Kubota, do Grupo Min e campeã do 1º Concurso, todos os candidatos can-tarão a música Honjo Oiwake acompanhados de shamisen, shakuhachi, taikô e uma segunda voz. “É uma vez só, inclusive para as crianças. A música é bem difícil e, no Japão, o nível é alto (dos participantes)”, contou ela, que dá aula de minyo para crianças e é filha de um professor da arte.

A intenção é atrair jovens para o minyo, que co-meça a ser desmistificado na questão de idade, “de ser coisa de velho”.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password