Colônia Hirano celebra centenário da imigração

A colônia Hirano, mais antiga comunidade japonesa da região noroeste e que foi fundada por Humpei Hirano – considerado o pioneiro da imigração japonesa no Brasil -, realiza neste domingo uma celebração em homenagem ao centenário de colonização japonesa em Cafelândia, cidade que está localizada a 432 quilômetros da capital paulista.

O evento, sob a organização da Associação Cultural Agrícola e Esportiva Hirano, está programado para começar às 8 horas, no cemitério da Colônia Hirano (já desativado), situado no bairro Três Barras, a 15 km de Cafelândia, onde ocorrerá uma visita ao mausoléu do imigrante pioneiro. Logo após, o grupo segue para o Templo Heiazan Komiyoji, considerado o primeiro Templo Budista da América Latina.

“É um orgulho para nós descendentes essa celebração dos 100 anos. Queremos manter viva para futura geração o legado recebido do nosso pioneiro, além da cultura, respeito e honestidade”, afirma a presidente da comissão organizadora, Kiyomi Moribe Ikeda, lembrando que hoje na Colônia Hirano reside apenas à família Yamashita, única remanescente entre as 82 famílias que se instalaram no ano da colonização, em 1915. Na década de 1930, o local chegou a receber 300 famílias japonesas.

O encontro contará com uma série de autoridades, entre elas, o cônsul-geral do Japão em São Paulo Takahiro Nakamae; o deputado federal Walter Ihoshi (PSD); além da presidente da Sociedade Brasileira Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo), Harumi Goya, e representantes da cidade e da região.

“Estamos todos empenhados para que esta comemoração fique registrada no coração de cada um como eterna recordação”, conclui Ikeda.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password