COI aprova revezamento misto em Tóquio 2020

O revezamento misto em atletismo e natação, além do basquete com times de três jogadores são algumas das novas provas aprovadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para inclusão na Olimpíada de Tóquio 2020.

O comitê executivo do COI também concordou em acrescentar duplas mistas no tênis de mesa, eventos para equipes mistas de tiro, judô e tiro com arco e equipes mistas de triatlo.

Um comunicado da entidade disse que a Tóquio 2020 irá incluir o reveza-mento misto 4 x 400m no atletismo e o medley de r-vezamento misto 4 x 100m na natação, esporte que também irá acolher dois eventos novos – 800 metros masculino estilo livre e 1500 metros feminino estilo livre.

O basquete 3 x 3, um esporte urbano no qual as equipes miram uma única cesta, foi introduzido nos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura de 2010 e repetido em Nanjing em 2014.

O COI disse que também haverá revezamentos masculinos e femininos no ciclismo de pista e Freestyle Park de ciclismo BMX. Boxe, canoagem e remo concordaram em reduzir o número de eventos mas-culinos em troca de mais eventos femininos.

O comitê já havia concordado em adicionar cinco esportes novos nos Jogos de Tóquio – beisebol, softball, surfe, escalada esportiva e skate – e disse que haverá um aumento líquido de 15 eventos, uma redução geral de 285 atletas em comparação com a Rio 2016 e “a maior representação de atletas femininas da história olímpica”.

Segundo o COI, a decisão é um passo significativo rumo uma igualdade numérica de atletas e eventos masculinos e femininos, além de deixar os Jogos Olímpicos mais joviais e urbano.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password