Citroën C4 Cactus 2022 para quem aprecia estilo

C4 Cactus Shine Pack tem preço de tabela de R$ 131.590,00. Foto: Amauri Yamazaki

SUV vem com motor 1.6 turbo flex com 173 cv de potência.

SUVには、173馬力の1.6ターボフレックスエンジンが搭載されています。

São Paulo – SP

Citroën C4 Cactus 2022 para quem aprecia estilo.

Andamos no Citroën C4 Cactus Shine Pack, versão topo de linha que se destaca pelo estilo, elegância e excelente motorização.

Por fora, o Cactus tem estilo único com frente robusta, design arrojado e pintura em duas cores, com teto pintado em black piano.

Atualmente, não há nenhum modelo no país com design semelhante ao Cactus o que dá um ar de exclusividade ao modelo.

Design robusto, luzes diurnas em LED e faróis de neblina com função cornering. Foto: Amauri Yamazaki

O SUV é agradável de dirigir, pois graças ao motor 1.6 turbo ele é ágil (e silencioso) no trânsito, além de vir equipado com uma suspensão bem acertada que amortece com eficiência as irregularidades do trânsito.

Assim como a maioria dos SUVs, o Cactus tem suspensão elevada o que proporciona ao motorista tranquilidade para superar lombadas e irregularidades do asfalto.

Além disso, vem com boa ergonomia com os comandos ao alcance do motorista e com o volante com regulagem de altura e profundidade.

Distância entre-eixos de 2.600 mm e rodas de 17 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Interior – インテリア

Por dentro, o modelo tem bom acabamento com painel de instrumentos digital e sistema multimídia de 7 polegadas sensível ao toque, equipado com Apple CarPlay, Android Auto e câmera de ré.

O pacote de segurança possui sistema de frenagem automática, alerta de colisão, alerta (sonoro) de saída de faixa, alerta de condução, indicador de descanso, seis airbags e freio a disco nas quatro rodas.

Painel de instrumentos é digital e o sistema multimídia tem 7 polegadas sensível ao toque. Foto: Amauri Yamazaki

O espelho retrovisor interno é eletrocrômicro, mas faltam botões físicos para o  manuseio do sistema de ar-condicionado que pode ser acionado apertado um botão abaixo do sistema multimídia.

Todavia, se houvessem botões físicos só para o ar-condicionado o manuseio do motorista seria mais ágil.

Bancos de couro com acabamento estilizado Citroën. Foto: Amauri Yamazaki

O banco do motorista tem regulagem vertical e de altura apoiando bem o corpo.

Espaço para cinco passageiros e a coluna traseira é extensa. Foto: Amauri Yamazaki

No banco traseiro, há cintos de três pontos e encostos para cabeça para todos.

A coluna grossa na parte de trás dificulta um pouco as manobras de estacionamento.

Motor & Câmbio – エンジンと交換

Quatro cilindros, 1.6 THP (Turbo High Pressure), 16V, com 166 cv de potência com gasolina e 173 cv com etanol a 6.000 rpm, com tração dianteira.

Não há opção de tração 4 x 4.

O bloco e o cabeçote são em alumínio e o sistema de alimentação do motor é com injeção eletrônica multiponto.

Ao passo que o torque é de 24,5 kgfm a 1.400 rpm com gasolina ou etanol.

Motor 1.6 turbo com 173 cv de potência abastecido com etanol. Foto: Amauri Yamazaki

De acordo com a montadora, o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 212 km/h.

Além disso, o câmbio é automático da empresa Aisin com seis velocidades, com a possibilidade de troca de marchas na alavanca do câmbio e modo ECO e SPORT.

Bem como, não há borboletas para a troca de marchas atrás do volante.

Rack no teto, pintura em duas cores e suspensão elevada com 225 mm de distância do solo. Foto: Amauri Yamazaki

Consumo – 消費

Durante o período de avaliação, o consumo com gasolina foi de 9,2 km/l em trajeto urbano.

Posteriormente, na estrada, o consumo foi de 12,7 km/l também abastecido com gasolina.

Suspensão – サスペンション

Dianteira – Do tipo McPherson.

Traseira – Travessa deformável, molas helicoidais e barras estabilizadoras.

Em síntese, a suspensão é confortável e pula menos nos obstáculos que a maioria dos SUVs.

Bem como, a versão topo de linha avaliada Shine Pack vem equipada com Grip Control, um sistema eletrônico que adapta a tração a diferentes tipos de piso.

O porta-malas tem capacidade para levar 320 litros, acima dos 306 litros do Chevrolet Tracker. Foto: Amauri Yamazaki

O que falta no C4 Cactus?

Sensores sonoros de estacionamento que são vendidos como acessório.

O que o C4 Cactus tem de sobra?

Em suma, estilo, robustez e excelente motor 1.6 turbo flex.

Ficha Técnica Cactus Shine Pack :

Motor: Dianteiro, 4 cilindros, 16V, flex, 1.590 cc, com injeção eletrônica multiponto.

Torque: 24,5 kgfm com etanol ou gasolina a 1.400 rpm.

Suspensão: Dianteira: pseudo McPherson, independente com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.

Traseira: Travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.

Freios: Dianteira com discos ventilados e traseira com discos sólidos. ABS com repartidor eletrônico de frenagem e auxílio à frenagem de urgência.

Pneus: 205/55 R17.

Tanque de combustível: 55 litros.

Airbags: 6 na versão topo de linha sendo = 1 frontal condutor, 1 frontal passageiro, lateral dianteiros e de cortina.

Comprimento: 4.170 mm
Largura: 1.714 mm
Largura com espelhos: 1.979 mm
Altura: 1.563 mm
Entre-eixos: 2.600 mm
Altura do solo: 225 mm
Ângulo de ataque dianteiro: 22 graus
Ângulo de saída traseiro: 32 graus

Preço: R$ 131.590,00 (Shine Pack – topo de linha)

A velocidade máxima é de 212 km/h. Foto: Amauri Yamazaki

Citroën C4 Cactus 2022 para quem aprecia estilo.

 

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