‘Bunka-Sai’ tem programação de quatro dias em Petrópolis e espera mais de 20 mil pessoas

Taikô será uma das atrações do evento (Foto: Divulgação)

A cidade de Petrópolis, no interior do Rio de Janeiro, recebe hoje, das 18 às 21 horas; amanhã, das 10 às 21 horas; sábado e domingo, das 10 às 20h30, o tradicional “Bunka-Sai – Festival de Cultura Japonesa”, que acontece no Palácio de Cristal.

Realizado desde 2008, a partir da iniciativa de Kiyoshi Ami, presidente da Associação Nikkei de Petrópolis, o evento aguarda a presença de milhares de pessoas. “Tive a ideia de fazer o festival para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil. Começamos com um evento pequeno e fomos crescendo com o tempo, até que, no ano passado, a Prefeitura passou a organizar. Hoje a Associação ajuda somente com a programação”, afirma Ami, confirmando que a expectativa, levando em conta os quatro dias, é pela presença de até 20 mil pessoas. “A grande maioria é de brasileiros. A população de japoneses e descendentes diretos na cidade é muito pequena. Em Petrópolis temos, no máximo, 300 descendentes. Hoje, 80% dos integrantes da Associação não são descendentes.”

Diante desse cenário, a programação é pensada com o objetivo de apresentar os diversos aspectos da cultura japonesa aos brasileiros. A abertura do evento está marcada para as 19 horas, com a presença do prefeito Rubens Bomtempo (PSB). Na ocasião, haverá o hasteamento das bandeiras do Brasil e Japão, além dos hinos dos dois países e o tradicional kagami biraki (quebra de barril de saquê).

A abertura será marcada, ainda, pela cerimônia de boas-vindas San Sana Byoshi, conduzida por Ami; por uma apresentação de Bon Odori; além de um concerto do Coral Municipal de Petrópolis. Por fim, das 18 às 22 horas, ocorrem às aberturas das exposições: “História da Imigração Japonesa em Petrópolis” e “Haicai”. Antes da cerimônia oficial, porém, já terá início o funcionamento das barracas em estilo japonês, nas quais, o público vai encontrar comidas típicas, como yakissoba, temaki e sushi, além de artesanato.

A programação no restante dos dias é toda gratuita e mostra as diferentes artes nipônicas, tanto as milenares com as modernas. As atrações vão desde a confecção de takô (pipas japonesas) até o ikebana, passando pelo taikô, origami, budô, mangá e cosplay. Sucesso no ano passado, a oficina de pipas japonesas conta, desta vez, com uma exposição conjunta. Além disso, o cosplay, que atrai tantos jovens, não terá neste ano apenas demonstrações, mas, também, uma oficina para quem desejar iniciar na prática. Os mais novos também poderão assistir a um show da Banda Negrayscow.

Outra novidade é uma apresentação das crianças e jovens do Judô Comunitário da Escola Germano Valente. “Essa será uma das grandes atrações, já que conseguimos a participação de Yuko Fujii, técnica da seleção brasileira de judô. Ela estará junto com as crianças”, diz Ami. Por fim, outro costume cultural japonês ganhará, pela primeira vez, destaque na festa: o undokai, que reúne famílias inteiras para jogos e brincadeiras uma vez ao ano.

Fora a programação do Palácio de Cristal, o  Centro de Cultura Raul de Leoni (Praça Visconde de Mauá, 305, Centro) recebe até domingo o “Festival Semana de Filmes Japoneses”. Entre as produções exibidas estão: “Meu amigo Totoro”; “Pai e Filha”; “Japão: Redescobrindo o Brasil”; e “O Crime que abalou a colônia japonesa”. Já o Senac de Petrópolis (rua Alfredo Pachá, 26, Centro) conta, no sábado, das 10 às 22 horas, com um workshop de temaki, ministrado pela chef Cibele Gonzalez.

Ao fim da programação, ocorrem ainda, em outros locais da cidade, atividades extras. No dia 12 de agosto, às 18h30, se dá a final do Concurso de Haicai, na Casa de Cláudio de Souza (Praça da Liberdade, 247). No dia seguinte, às 14 horas, está programada uma oficina de origami, com Kathia Yamamoto, na Estrada União Indústria.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password