Brasil e Japão firmam parceria para intercâmbio no combate à criminalidade

Países assinam acordo entre as instituições (Foto: Divulgação)

A Escola Superior do Ministério Público da União (Esmpu) e a japonesa The United Nations Asia and Far East Institute for the Prevention of Crime and the Treatment of Offenders (Unafei) assinaram ontem um memorando de entendi-mento com o intuito de intensificar o intercâmbio de experiências entre o Brasil e o Japão na área jurídica e no combate à criminalidade.

A assinatura do acordo contou com a participação do diretor-geral da Esmpu, Carlos Henrique Martins Li-ma, que apresentou as competências da instituição, criada para a capacitação técnico-profissional de membros e servidores do Ministério Público da União. Ele também ressaltou a responsabilidade da Escola na formação inicial de procuradores e promotores.

Enquanto isso, o diretor-geral da Unafei, Keisuke Senta, observou que o treinamento dos membros no Brasil se assemelha ao que ocorre no Japão, onde também procuradores mais experientes orientam os mais novos no caso concreto. Além disso, assim como ocorre na Esmpu, ele explicou que há capacitação continuada de servidores das procuradorias japonesas para aperfeiçoamento do trabalho.

Sobre as possíveis atividades conjuntas a serem desenvolvidas em parceria com os japoneses, Martins Lima afirmou que os cursos da forma como são for-matados atualmente poderão ser compartilhados para que possa haver a troca de experiências. “Além disso, podemos conversar sobre outras atividades, com sistemática diversa, que sejam pertinentes para os dois lados”, complementou.

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password