Bloco Kyushu anima domingo com ‘Engeisai’

O domingo será totalmente folclórico no bairro da Liberdade, em São Paulo. Das 9 às 16 horas, as associações do Bloco Kyushu, composto por Fukuoka, Kagoshima, Kumamoto, Miyazaki, Nagasaki, Oita, Okinawa e Saga; realizam a 12ª edição do “Engeisai” ou “Gueinosai”.

“Cada kenjinkai (associação) terá 40 minutos de apresentação, de forma intercalada. O evento acontece a cada dois anos e, desta vez, somos nós, de Kagoshima, que organizamos”, disse a presidente Mônica Mithie Uezono, da Associação Cultural Kagoshima do Brasil, junto com a vice, Akemi Uchimura, e da secretária Mariko Hirai.
Segundo elas, nesta edição, a participação dos jovens deve ser destacada tanto nos preparativos como nas apresentações, inclusive na tradicional dança Bon Odori.

E é justamente a dança que abre o espetáculo, com o Nagasaki Odori. Depois vem o Miyazaki Buyo, o grupo de Kumamoto, o Fukuoka Buyo, Kagoshima Buyo, Oita com Rizumu Taiso, Saga com Kenko Taiso e Okinawa Buto. Em seguida, o ciclo recomeça com outras apresentações.

Para marcar a participação dos jovens, dança pop e taikô terão espaço nas 7 horas de duração do “Engeisai”. “Haverá intervalo para almoço e terá venda de o-bentô, doces japoneses. O ‘Engeisai’ não é um concurso e sim uma apresentação de cada kenjinkai do Kyushu. Cada um decidiu o que apresentar (no tempo estipulado)”, explicou Uezono, enaltecendo a preservação da cultura e costume de cada província do bloco Kyushu e na educação de novas gerações da comunidade nikkei.

As apresentações irão acontecer na Associação Okinawa Kenjin do Brasil (rua Tomás de Lima, 72). A entrada é gratuita.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password