Bairro da Liberdade recebe celebração do Ano Novo Chinês

O bairro da Liberdade, originalmente ocupado por portugueses e italianos, e tradicional reduto japonês na capital paulista, abre suas portas, hoje e amanhã, para as celebrações do Ano Novo Chinês, que chega a 12ª edição e, ao contrário do brasileiro, estimula o uso da cor vermelha e não do branco, com a justificativa de atrair a boa sorte e afugentar os maus espíritos.
Na ocasião, descendentes e simpatizantes da cultura oriental celebrarão o ano 4715 do calendário chinês, representado pelo Galo. Para comemorar, a organização do evento preparou diferentes atrações, todas seguindo as tradições daquele país.
Danças típicas, desfiles, shows de música chinesa, ilusionismo, além de uma série de oficinas, como de feng shui e mandarim, es-tão na programação. No palco, montado na Praça da Liberdade, o público verá ainda escolas de artes marciais, companhias de dança chinesa, a tradicional dança do leque e apresentações de música pop, voltada ao público jovem.
Como não poderiam faltar, os pratos típicos também estão garantidos. Ao todo, serão 60 barracas de comida. Pratos como Macarrão Chop Suey; o Jiaozi, que simboliza fartura e é parecido com o guioza japonês; e também o rolinho primavera, serão servidos pelos bazaristas. Até uma pamonha chinesa feita de arroz e embrulhada em folha de bambu poderá ser experimentada. Os preços dos pratos variam de R$ 5 a R$ 30.
O participante do pro-grama de televisão Master Chefe’s, Leo Young, que é o Embaixador da festa, também está confirmado. “Essa festa, nesse forma-to, é a maior fora da China. Tem comemorações nos Estados Unidos, mas aqui é maior. Estamos fechando um ciclo. Esperamos um público de 200 mil pessoas ao todo”, aponta a organizadora, Kelly Lan, falando de uma das novidades desse ano: “Haverá um espaço para que as pessoas colo-quem óculos virtuais e se sintam na Muralha da China. As danças do leão e do dragão, que atraem for-tuna, prosperidade e sorte, estarão lá como em todos os anos”, diz.
Essas danças, aliás, acontecem na abertura e no fechamento dos dois dias. As apresentações marcam um dos momentos mais aguardados e emocionantes do Ano Novo Chinês, quando os dois símbolos percorrem as ruas da Liberdade, passam em frente aos estabelecimentos comerciais e dançam bem no meio do povo. Antes do evento oficial, ocorreram apresentações gratuitas das danças no Parque Ibirapuera e nas estações Sé e República, do Metrô.
Barracas com souvenires, pelúcias do mascote do Ano Novo, papercraft de leões e canecas, também estarão à disposição na festa. Já o mestre Ming, especialista em Feng Shui, estará presente com sua barraca de previsões.
O evento acontece hoje, das 12 às 20 horas; e domingo, das 11 às 18 horas, na av. Liberdade, s/nº, em frente ao metrô Liberdade. A entrada é gratuita.
Continua…(Impresso)