Avaliamos o Audi A3 Sportback S Line 1.4 turbo

A3 Sportback 1.4 S Line a partir de R$ 249.990,00. Foto: Amauri Yamazaki

Quarta geração ganhou atualizações no design e o Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas.

Avaliamos o Audi A3 Sportback S Line 1.4 turbo com 150 cv de potência.

Produzido na Alemanha, o A3 Sportback desembarcou no Brasil em outubro de 2021, com ganhos em tecnologia.

Por fora, o A3 Sportback está mais esportivo com vincos, recortes e entradas de ar maiores que o deixaram mais atrativo.

Entradas de ar maiores e a nova pintura metálica Vermelho Tango. Foto: Amauri Yamazaki

O modelo vem com chave keyless, volante em couro com shift-paddles, kit exterior S line, rodas de 18”, faróis Full LED, 6 airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva e ar-condicionado de 2 zonas.

Os faróis Full LED Matrix (R$ 8.000,00) estão entre os atrativos da quarta geração. Foto: Amauri Yamazaki

Os opcionais da versão S line Limited 1.4 são pintura metálica, capa do retrovisor externo em carbono e os revolucionários faróis Full LED Matrix, que agregam beleza ao A3.

O conjunto é composto por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente, e além de mais eficiente e dinâmico, contribui para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar demais veículos nas vias.

Rodas de liga-leve de 18 polegadas e pneus 225/40 R18 – Bridgestone. Foto: Amauri Yamazaki

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor.

A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas.

Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros (o piso  pode ser regulado em diferentes alturas).

Design interior

O design interior ganhou elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha com acionamento  eletrônico e conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.

O cockpit tem foco total no motorista e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas, com um processador mais potente.

O Audi Virtual Cockpit de 12,3” de série complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo.

Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki
Painel digital é configurável conforme a preferência do motorista. Foto: Amauri Yamazaki

Os novos Audi A3 Sportback se conectam ao smartphone do usuário via cabo através do Apple CarPlay ou Android Auto.

Volante revestido em couro com comandos e central multimídia com 10,1 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

O carregamento de smartphone é sem fio e as saídas de cabo são do tipo USB-C.

Contudo, o espelhamento do celular é realizado somente via cabo.

Tela multimídia de 10,1 polegadas com rápido processamento e ar-condicionado digital de 2 zonas. Foto: Amauri Yamazaki

O piloto automático não é adaptativo, sendo que o motorista precisa frear quando necessário. De acordo com a montadora, a versão veio sem o ACC devido a falta de semicondutores na época de importação do modelo. Bem como, o corretor de faixa (quando o motorista está desatento) também não está presente.

Bancos de couro em formato de colcha e teto solar que vai até a metade do teto. Foto: Amauri Yamazaki

O acabamento vem com materiais nobres combinados com muito bom gosto .Ajuste elétrico do banco somente para o motorista.

Para os passageiros do banco traseiro o espaço é limitado. Foto: Amauri Yamazaki
Saída de ar-condicionado de duas zonas para os passageiros do banco traseiro com duas tomadas USB C. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

A edição limitada 1.4 S line Limited vem com motor 1.4 TFSI a gasolina, com 150 cavalos de potência e torque de 250 Nm, acoplado a uma transmissão automática tiptronic de 8 velocidades.

Além disso, o Audi drive select é de série em todas as versões e permite que o motorista selecione os modos de direção: Comfort, Dynamic, Efficiency, Auto e Individual. Bem como, o modo de direção traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva.

Motor 4 cilindros, 1.4 desenvolve 150 cv de potência e 250 Nm de torque. Foto: Amauri Yamazaki

Ele vem equipado com o Start&Stop que desliga o motor quando o carro para nos semáforos ou congestionamentos. Contudo, o recurso pode ser desligado pelo condutor já que o sistema de ar-condicionado perde eficiência quando o motor não está em funcionamento.

Consumo de combustível

De acordo com o computador de bordo o consumo foi de 10,4 km/l na cidade com gasolina. O A3 Sportback não é flex.

Cores

Dentre as cores exteriores estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona.

No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.

Design esportivo do A3 Sportback chama a atenção nas ruas. Foto: Amauri Yamazaki

Pisca pisca dinâmico na dianteira e na traseira e sensores de distância altamente eficientes.

Estacionamento

O modelo vem equipado com sistema de estacionamento automático Audi.

O porta-malas tem capacidade para 380 litros e o pisca-pisca dinâmico. Foto: Amauri Yamazaki

Ficha Técnica:

Motor: 4 cilindros, 1.4, turbo FSI, com 150 cv de potência entre 5.000 – 6.000 rpm e torque de 250 Nm entre 1.500 – 3.500 rpm, funciona somente a gasolina.

Tração: Dianteira.

Transmissão: Tiptronic com 8 velocidades.

Peso: 1.415 kg.

Comprimento: 4.343 mm.

Largura: 1.816 mm – 1.984 com retrovisores.

Altura: 1.430 mm.

Entre-eixos: 2.636 mm.

Tanque de Combustível: 50 litros.

Porta-malas: 380 litros.

Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,8 segundos.

Velocidade Máxima: 219 km/h.

Preço: R$ 249.990,00.

Versão S Line vem com motor 1.4 com 150 cv de potência. Foto: Amauri Yamazaki

O que o A3 Sportback 1.4 tem?

Design esportivo.
Motor e câmbio de primeira.
Eficiência energética.
Baixo nível de ruído do motor e isolamento acústico.
Painel digital.
Central multimídia com rápido processamento.
Acabamento de primeira.

O que falta no A3 Sportback 1.4?

Detetor de ponto cego nos espelhos retrovisores externos.
Rebatimento elétrico dos retrovisores.
Memória para o banco do motorista.

Mecânica turbo de primeira, alta tecnologia em segurança e entretenimento e muito bom gosto. Foto: Amauri Yamazaki

Avaliamos o Audi A3 Sportback S Line 1.4 turbo.

 

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password