Assembleia homenageia famílias japonesas

A Assembleia Legislativa de Roraima confirmou para o próximo dia 2 de   setembro, às 10 horas, uma cerimônia  de entrega da comenda “Orgulho de Roraima” aos pioneiros japoneses daquele estado, como parte das comemorações pelos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

“Faremos essa homenagem às primeiras famílias japonesas que chegaram ao Estado tendo em vista os 120 anos do Tratado”, destacou o deputado estadual, Masamy Eda (PMDB-RO), agradecendo a aprovação da Casa em conceder a comenda para 200 famílias.

O deputado, que é descendente de uma dessas famílias, destacou, ainda, dois fatos que aproximaram ainda mais os governos daquele estado com a Associação Nipo-Brasileira de Roraima e o Japão. “O Consulado doou uma ambulância semi-UTI para o Hospital Infantil Santo Antônio. Além disso, na gestão passada, foram doados 45 aparelhos de ar-condicionado para atender aos leitos do Hospital Geral de Roraima”, enfatizou.

A entrada de japoneses em Roraima se deu em 1955, quando a região ainda era território de Rio Branco. Duas famílias teriam se fixado nos arredores de Boa Vista e outras 11 teriam desembarcado em uma colônia denominada Taiano. Esses imigrantes vieram transferidos da fazenda de borracha de Belterra, no Pará. Nos anos de 80, o governo federal anunciou um plano de colonização de Roraima e recrutou imigrantes de outros Estados. Nessa oportunidade, cerca de 30 famílias japonesas migraram do Nordeste e do Sul àquela localidade.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password