Andamos no novo Peugeot 208 Griffe 1.6 Automático

Peugeot 208 avaliado em abril pela revista HG e Jornal São Paulo Shimbun foi o vencedor da categoria carro nacional até 1.2 litro. Foto: Amauri Yamazaki

Novo 208 vem com recursos disponíveis somente em automóveis de alto luxo.

São Paulo – SP

Andamos no novo Peugeot 208 Griffe Automático.

Andamos no novo Peugeot 208 Griffe 1.6 automático que impressiona pela quantidade de tecnologia embarcada.

A montadora francesa caprichou na sofisticação, bom gosto e tecnologia.

Design inconfundível e “olhar felino” com faróis Full LED. Foto: Amauri Yamazaki

Design

Por fora e por dentro, o 208 impressiona pela ousadia no design, de longe, o mais sofisticado do segmento de hatch compacto.

A frente do modelo ganhou uma nova identidade com faróis Full Led e luzes diurnas em formato de “dentes de sabre”, exclusividade Peugeot.

Nas ruas, as pessoas notam a presença do 208 com admiração, mas nem imaginam que estão vendo apenas 30% das novidades do novo 208.

i-Cockpit 3D

Por dentro, o design acompanha a ousadia do design externo com um novo painel de instrumentos digital em 3D (terceira dimensão), único no segmento.

O painel de instrumentos é digital e configurável conforme a preferência do motorista com diversas opções de layout.

Nem automóveis de alto luxo como o Lexus possuem painel de instrumentos em  3ª dimensão.

O novo painel de instrumentos digital configurável está equipado com tecnologia holográfica em 3D. Um show de tecnologia. Foto: Amauri Yamazaki
Painel digital 3D configurável com diversas opções de layout. Foto: Amauri Yamazaki
Volante com base reta, painel de instrumentos digital e excelente ergonomia para o motorista. Foto: Amauri Yamazaki

No painel, as indicações são dinâmicas e animadas proporcionando uma nova e sofisticada experiência visual para o motorista.

Há a possibilidade de criar e salvar dois modos de visualização permitindo a personalização do painel.

Conta-giros, mídia em reprodução ou detector de fadiga: quem escolhe a informação exibida com maior destaque é o motorista.

Central multimídia touchscreen de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay.

Teclas que permitem acesso direto às principais funções do veículo. Divulgação
Nas versões Griffe e Allure, segurança com 6 airbags, além de bancos de couro sintético de alta qualidade. Foto: Amauri Yamazaki
Para os passageiros do banco traseiro o espaço é escasso. Foto: Amauri Yamazaki

Carregamento de smartphone wireless: recarga sem fio do smartphone em um compartimento no painel.

Teto solar panorâmico com esteira manual proporciona integração com a paisagem. Foto: Amauri Yamazaki

Plataforma

O modelo é construído na plataforma CPM (Commom Modular Platform) do grupo francês PSA.

De acordo com a montadora, a nova plataforma proporciona robustez, confiabilidade, melhor conforto acústico e térmico, nível de vibração reduzido e melhores índices de consumo (em função de menores peso e resistência aerodinâmica).

Distância entre eixos de 2.538 mm e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantada. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Dianteiro, flex, 4 cilindros, 1.587 cm3, 16 V, com comando variável na admissão entrega 115 cv com gasolina e 118 cv de potência abastecido com etanol.

O torque é de 15,2 kgfm a 4.000 rpm.

O consumo durante o período de avaliação apenas com o motorista e (bagagem) foi de 8,7 km/l na cidade com gasolina, de acordo com o computador de bordo.

Câmbio

Automático de 6 velocidades com possibilidade dos modos “Eco” e “Sport”.

Motor 1.6 aspirado (sem turbo), 4 cilindros rende 118 cv de potência com etanol. Foto: Amauri Yamazaki

Peugeot Drive Assist

Alerta de colisão: alerta o condutor em caso de risco de colisão com o veículo à frente.

Dependendo do risco detectado e do nível de alerta configurado pelo condutor, diferentes tipos de avisos podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos:

Nível 1: alerta visual apenas, indicando que o veículo à frente está muito próximo. Uma mensagem recomenda, então, atenção enquanto a área ao redor do veículo é exibida;

Nível 2: alerta visual e sonoro indicando uma colisão iminente. Uma mensagem avisando para frear é exibida.

Frenagem de Emergência: o sistema automático de frenagem de emergência entra em ação para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir.

Com uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos – como outro carro rodando na mesma direção ou estacionado – atuando no sistema de frenagem do veículo.

Em velocidades entre 5 km/h e 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente ao detectar um risco de colisão.

Além disso, a velocidade do veículo não deverá exceder 80 km/h quando for detectado um veículo parado, e 60 km/h quando se tratar de um pedestre.

Alerta e correção de mudança de faixa: Equipado com uma câmera na parte superior do para-brisas, que reconhece as linhas da estrada e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária de uma marcação longitudinal no solo das vias de circulação.

Para segurança da condução, a câmera analisa a imagem antes de acionar um alerta, no caso de queda de atenção do condutor, a uma velocidade superior a 60 km/h.

Nesse sentido, caso seja detectado um desvio da direção, o condutor é alertado por um alarme sonoro e também visual, no painel de instrumentos.

Sistema de segurança de alerta e correção de permanência em faixa. Divulgação

Alerta de Ultrapassagem de Linha: corrige a trajetória do veículo assim que o sistema identifica um risco de ultrapassagem involuntária de uma das linhas de marcação detectadas no solo. Imediatamente, a direção é progressivamente corrigida para se manter na faixa.

Aerofólio traseiro na versão topo de linha Griffe. Foto: Amauri Yamazaki

Condições de funcionamento:

A velocidade do veículo deve estar entre 65 km/h e 180 km/h;
A pista deve ter no mínimo uma linha de marcação no solo (contínua ou descontínua) e a correção é efetuada apenas no lado em que a linha for detectada;
As duas mãos do condutor devem estar no volante;
Além disso, a seta indicadora de direção não deve estar ativa;
O sistema ESC deve estar ativado.

Na traseira, faixa em Black Piano entre as lanternas traseiras com a marca Peugeot. Porta-malas tem capacidade para 265 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Peugeot 208 Griffe

  • Teto de vidro panorâmico com esteira interna manual
  • Rodas de liga leve de 16” diamantada Kenobi
  • Escapamento cromado
  • Ar condicionado automático digital de uma zona
  • PEUGEOT i-Cockpit 3D
  • Volante multifuncional em couro
  • Bancos em Alcântara
  • Apoio de braço para o condutor
  • Carregador de smartphone por indução
  • Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop
  • Airbags de cortina
  • Faróis Full LED
  • Capa dos retrovisores em preto brilhante
  • Aerofólio traseiro em preto brilhante
  • VisioPark 180°
  • Sensor de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro
  • Alerta de Colisão e Frenagem de Emergência Automática
  • Alerta e correção de mudança de Faixa
  • Auxílio de Farol Alto
  • Sistema de Reconhecimento de Placas de velocidade
Sistema de assistência de estacionamento. Foto: Amauri Yamazaki

Ficha Técnica – Peugeot 208

Motor:  Dianteiro, flex, 4 cilindros, 1.787 cm3, 16 V, com comando variável na admissão entrega 115 cv com gasolina e 118 cv abastecido com etanol.

Câmbio: Automático de 6 velocidades.

Tração: Dianteira.

Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP.

Dimensões: 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1,453 mm de altura e 2.538 mm entre eixos.

Peso: 1.178 kg.

Tanque de Combustível: 47 litros.

Porta Malas: 265 litros.

Preço da versão Griffe: A partir de R$ 91.880,00.

Hatch 208 Griffe impressiona pela quantidade de tecnologia embarcada. Foto: Amauri Yamazaki

 

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