Andamos no Fiat Pulse Drive 1.3 flex automático

Pulse com preço entre R$ 90.784,00 a R$ 116.078,00 (turbo). Foto: Amauri Yamazaki

Novo SUV Fiat vem com faróis e luzes diurnas em LED em todas as versões.

Andamos no Fiat Pulse Drive 1.3 flex automático.

O Pulse foi lançamento mais importante da Fiat em 2021, com pilares de design, performance, eficiência energética, segurança, tecnologia, e conectividade, para competir com o VW Nivus.

O Pulse é compacto, mas apresenta um excelente aproveitamento do espaço interno.

O SUV é fácil de dirigir, robusto nas irregularidades do piso e oferece conforto aos passageiros.

Design

Projetado e desenvolvido no Brasil, o Pulse tem dianteira alta, para-choque elevado para ampliar o ângulo de entrada (20,5º) e estilo musculoso.

A grade frontal estampa o Logo Script da Fiat Flag no canto inferior direito.

Os faróis são de LED e nas versões mais altas os faróis de neblina também são de LED.

Na traseira bem desenhada, as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, como se fossem lâminas, também em LED.

Faróis e luzes diurnas em LED de série em todas as versões. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

O painel recebe tons prata e cinza com um mix de texturas agradáveis ao toque.

Ao passo que, os comandos do sistema de som, ar-condicionado e controles do veículo ficam reunidos na central multimídia de 8,4 polegadas

Abaixo dele ficam duas entradas USB, sendo uma do tipo C. Um conector USB colocado entre os bancos permite que os passageiros do assento traseiro carreguem seu smartphone.

De acordo com a montadora, foram colocados 18 porta-objetos espalhados pela cabine.

O ar-condicionado usa uma nova caixa de ar, feita para ter melhor performance climática e ainda favorecer o espaço interno.

No Pulse é possível destrancar e trancar o carro acionando apenas um botão na maçaneta.

Ligar o motor é igualmente simples, bastando acionar um botão ao lado da direção.

Sensor e câmera de ré facilitam balizas, e o rebaixamento automático do espelho retrovisor direito ajuda a evitar ralados das rodas contra o meio-fio.

Na versão tela multimídia de 8,4 polegadas de alta resolução com espelhamento de smartphone sem fio. Foto: Amauri Yamazaki

Conectividade

Fiat Connect////Me, controla recursos do veículo por meio de seu smartphone, smartwatch ou até usando o assistente do Google (Google Assistant) e da Amazon (Amazon Alexa).

É possível, por exemplo, abrir ou fechar as portas, acionar as luzes, buzinas e até aquecer ou resfriar a cabine do veículo somente com um comando de voz.

O Pulse também compartilha o sinal de internet em uma rede Wi-Fi capaz de se conectar com até oito dispositivos.

Nesse sentido, o aplicativo para smartphones permite ao motorista acompanhar seu Pulse à distância, e programar alertas de velocidade e perímetro de rodagem caso o carro seja conduzido por outra pessoa.

A princípio, notificações automáticas são enviadas para o celular caso haja um possível furto do veículo (disparo do alarme do veículo, desconexão da bateria, movimentação), e é possível usar serviços de assistência à recuperação veicular em casos confirmados de roubo ou furto.

 

Conectividade avançada e ar-condicionado digital de uma zona eficiente climatiza com rapidez. Navegador nativo altamente eficiente alerta com o motorista sobre os radares fixos. Foto: Amauri Yamazaki

Airbags

A proteção aos ocupantes é reforçada pelos airbags laterais do tipo Side Head Torax de série em todas as versões.

Eles são maiores e avançam até a altura da cabeça do motorista e passageiro, proporcionando ainda mais segurança para os ocupantes.

No total são 4 airbags.

Airbags laterais nos banco dianteiros. Foto: Amauri Yamazaki
Bancos de tecido nas versões Drive. Foto: Amauri Yamazaki
Excelente aproveitamento no espaço interno. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Para as versões de entrada ele vem equipado com motor 4 cilindros, 1.3 Firefly, com 107 cv de potência com etanol e 13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm.

Injeção eletrônica Magneti Marelli flex.

Nas versões mais caras o motor é turbo, bem mais potente.

O câmbio é automático do tipo CVT que simula sete marchas, da fabricante japonesa Aisin.

Motor 4 cilindros, transversal, aspirado (sem turbo), 1.3, flex desenvolve até 107 cv de potência com etanol. Foto: Amauri Yamazaki

Desempenho

De 0 a 100 km/h em 11,4 s com etanol e 12,2 s com gasolina.

Velocidade máxima: 177 km/h com etanol e 173 km/h com gasolina.

De acordo com o computador de bordo do Pulse, o consumo com etanol na cidade foi de 8,3 km/l. Foto: Amauri Yamazaki

Distância do solo

De acordo com a montadora, o vão livre do solo chega a 22,4 cm, com altura mínima de 19,6 cm. Isso dá segurança em lombadas e estradas de terra, preservando o assoalho contra o contato de pedras e obstáculos.

Na traseira, a suspensão elevada tem um ângulo de saída de 31,4°, evitando danos e sustos até mesmo nas saídas de garagem mais íngremes.

Distância entre eixos de 2.532 mm proporciona bom espaço interno. Foto: Amauri Yamazaki

Suspensão

McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção para as rodas traseiras, ambos dotados com uma nova geometria.

Na frente, uma travessa plana de maior rigidez favorece uma performance dinâmica superior e contribui para mais proteção em colisões. Nela ficam conectadas as novas molas e amortecedores, capazes de absorver irregularidades do solo ao mesmo tempo em que otimizam a estabilidade nas curvas.

Na traseira, o novo eixo de torção tem maior rigidez, o que mitiga a rolagem do veículo em curvas e melhora a estabilidade. O componente também recebeu amortecedores e molas recalibradas especificamente para o Pulse.

Cor Cinza Strato com teto Preto Vulcano. Foto: Amauri Yamazaki

Porta Malas

O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados com o rebatimento do banco traseiro.

Além disso, os encostos podem ser baixados na proporção 60/40, ajustando-se à quantidade de passageiros a bordo do Pulse.

Porta-malas com capacidade para 370 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Carroceria

De acordo com a montadora, sua carroceria é composta por 87% de aços de alta e ultra-alta resistência, conferindo a melhor performance nos testes de impacto frontal, lateral e traseiro.

Carroceria robusta enfrenta obstáculos com segurança. Foto: Amauri Yamazaki

Freios

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 257 mm) com pinça flutuante.

Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm) com regulagem automática.

Rodas e pneus

Medida: R16 x 6,0
Pneus: 195/60R16 89H

Peso do veículo

1.187 kg em ordem de marcha

Dimensões

Comprimento do veículo: 4.099 mm
Largura do veículo: 1.774 mm
Altura do veículo (vazio): 1.576 mm
Distância entre-eixos: 2.532 mm
Bitola dianteira: 1.490 mm
Bitola traseira: 1.510 mm
Ângulo de entrada: 20,3
Ângulo de saída: 31,4
Vão livre entre-eixos: 224 mm
Altura mínima do solo: 188 mm
Volume do porta-malas: 370 litros
Tanque de combustível: 47 litros

Saída para carregamento de smartphone para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

 

Andamos no Fiat Pulse Drive 1.3 flex automático.

 

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password