Andamos na Ford Maverick 2.0 turbo AWD

Maverick Lariat é importada do México com preço a partir de R$ 233.310,00. Foto: Amauri Yamazaki

Picape tem conforto, aceleração e faz curva como um sedã indo de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos.

Andamos na Ford Maverick 2.0 turbo AWD.

Andamos na famosa picape Ford Maverick que trouxe uma série de características únicas no segmento.

Em primeiro lugar, dá para notar que ela é mais baixa que seus concorrentes permitindo um comportamento dinâmico de um sedã, sendo muito ágil e estável em todas as situações.

Além do visual moderno e robusto, chama a atenção logo nos primeiros quilômetros a eficiência do motor 4 cilindros, 2.0 turbo (o mesmo do Bronco), altamente eficiente e silencioso.

Cabina mais baixa que os concorrentes com 218 mm facilita a entrada e a saída do motorista e passageiros. Foto: Amauri Yamazaki

Design

Capô imponente, silhueta quadrada de superfícies limpas com rodas de 17 polegadas enfatizando a robustez.

Os faróis em C unidos à grade e conectados por uma barra são a assinatura das picapes Ford.

De estilo urbano, com perfil off-road, a Maverick trouxe um novo estilo no segmento.

Faróis Full LED em forma de C, para-brisa com revestimento acústico e ângulo de entrada de 20,6º. Foto: Amauri Yamazaki

Com um comprimento situado entre as picapes médias e intermediárias (5.073 mm), ela também é fácil de manobrar na cidade e surpreende pelo espaço para cinco passageiros + bagagem.

Rodas de 17 polegadas e pneus todo-terreno 225/65 R17 – Scorpion Pirelli. Foto: Amauri Yamazaki
Fechadura eletrônica na porta do motorista para ser utilizado quando o proprietário quer dar um mergulho sem levar a chave. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

A cabine combina tons escuros, cinza e ocre, com detalhes nas saídas de ar, no console e nas portas para sinalizar os pontos de contato com o veículo. Os painéis de portas são esculpidos em formato de pedra, com descansa-braço dividido para acomodar uma garrafa de água.

Volante revestido em couro com comandos, ar-condicionado digital de 2 zonas, tela multimídia de 8 polegadas e pareamento de smartphone com fio. Foto: Amauri Yamazaki

Os bancos trazem acabamento premium e ajuste elétrico em 8 posições para o motorista. Para o passageiro, o ajuste é manual com 6 posições. O volante revestido em couro conta com regulagem de altura e profundidade.

Destaque é um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro, vedado, que permite transportar até itens molhados.

O console central tem porta-objetos e descansa-braço integrados. Além do seletor rotativo de câmbio, ele reúne os comandos eletrônicos do veículo: controle de tração, freio de mão elétrico, modos de direção, start-stop, controle automático de descida e auto hold.

O Maverick conta com 7 airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas e bancos com revestimento em couro em duas tonalidades. Foto: Amauri Yamazaki
Seletor do câmbio automático. Divulgação

O banco traseiro conta com um descansa-braço central, duas entradas USB (tipo A e C) e seu espaço pode ser usado para transportar uma bicicleta transversalmente – acomodada também pelo desenho das portas.

Trava das portas, comando dos vidros elétricos e ajuste dos espelhos retrovisores externos. Foto: Amauri Yamazaki

Os tapetes em formato de bandeja facilitam a limpeza e protegem o carpete, embora sejam escorregadios para quem usa tênis.

FordPass

O sistema de conectividade FordPass permite dar partida remota e agendada, de qualquer lugar, para deixar a cabine na temperatura ideal na hora de sair. É possível também travar e destravar portas, checar o combustível e a pressão dos pneus, localizar o veículo, receber alertas de alarme, acessar o manual e agendar serviços pelo celular.

Bom espaço para as pernas para os passageiros do banco traseiro que contam com duas entradas USB (tipo A e C). Foto: Amauri Yamazaki

A princípio, o Maverick oferece uma linha com mais de 18 acessórios como: capota rígida elétrica ou manual, capota marítima, santantônio, ponteira de engate, extensor e divisor de caçamba, caixas organizadoras, suporte para bicicleta, alargador de para-lama, estribos e aerofólio de teto e da tampa traseira

Motor

Dianteiro, transversal, turbo, EcoBoost, 2.0 com injeção direta, desenvolve 253 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 38,7 kgfm a 3.000 rpm.

Assim como, conta com Start-Stop que pode ser desligado pelo motorista.

De acordo com a montadora, a motor leva a picape de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos, silenciosamente. Um show de performance.

Motor 4 cilindros turbo desenvolve impressionantes 253 cv de potência praticamente sem vibração. Foto: Amauri Yamazaki

A transmissão automática de 8 marchas tem trocas suaves e dispõe do modo reduzido Low para freio-motor.  Além disso, a tração AWD distribui automaticamente o torque entre os eixos de acordo com a necessidade e contribui para o excelente comportamento dinâmico do Maverick.

O consumo foi de 7,4 km/l com gasolina na cidade de acordo com o computador de bordo. O motor não é flex. Foto: Amauri Yamazaki

Os 5 modos de condução – Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte – ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso.

Distância entre eixos com 3.076 mm e comprimento de 5.073 mm. Capota marítima é opcional. Foto: Amauri Yamazaki

O estepe em tamanho normal fica em baixo da caçamba. A Ford do Brasil disponibiliza blindagem por empresa certificada pela montadora.

A suspensão traseira é do tipo Multilink com amortecedores hidráulicos.

A capacidade de carga é de 617 kg. Foto: Amauri Yamazaki

Caçamba

A caçamba traz o sistema “Flexbed”, com rebaixos, pontos de amarração e acessórios que permitem adaptar o espaço a cada tipo de carga, além de um compartimento lateral com tomada elétrica para acessórios.

A tampa vem com trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores.

A capacidade da caçamba é de 943 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Freio

O freio de mão elétrico conta com sistema auto hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.

O que a Maverick tem:

Desempenho e comportamento dinâmico de um sedã.
Motor 2.0 turbo com 253 cv de potência silencioso e praticamente sem vibração.
Controle de estabilidade e tração.
Preço competitivo.

O que falta na Maverick:

Alerta sonoro de distância no para-choque dianteiro e traseiro.
Alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores externos.
Rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores externos.
Dutos de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro.

Nos EUA, a Maverick é sucesso de vendas tendo sido eleita a “Picape do Ano”. Foto: Amauri Yamazaki

 

O Plano Ford Protec Basic cobre as três revisões do período de garantia de 36 meses ou 30.000 km.

 

Andamos na Ford Maverick 2.0 turbo AWD.

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