Amazonas inaugura a primeira escola pública bilíngue com idioma japonês

A volta às aulas dos mais de 515 mil estudantes do estado do Amazonas será bem diferente para 760 estudantes da Escola Estadual Djalma da Cunha Batista, que, a partir do dia 15 de fevereiro – marcando a abertura do ano letivo da rede estadual em 2016 -, se tornará a primeira instituição pública a ter o ensino bilíngue do japonês em colégios brasileiros. Localizado na av. General Rodrigo Otávio, 1600, em Manaus, a escola também passará a ter ensino em tempo integral.
Além de ensinar o idioma, a escola bilíngue será referência no acesso à cultura japonesa. A iniciativa, desenvolvida pelo governo daquele estado, em parceria com o Consulado do Japão, Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nipaku) e o curso de Língua Japonesa da Universidade Federal do Amazonas, está em consonância com a forte presença de empresas do Japão no Pó-lo Industrial de Manaus. Com a 4ª maior comunidade do Japão no Brasil, a localidade tem cerca de 160 mil descendentes e é uma
das rotas estratégicas para investimentos de capital japonês no País, com 32 empresas em operação no estado.
Em entrevista ao São Paulo Shimbun, o presidente da Nipaku, Ken Nishikido, revelou que, além de aprender o idioma japonês, os alunos também vão estudar outras disciplinas, tanto em português quanto no japonês.
Continua… (no impresso)