Amazonas inaugura a primeira escola pública bilíngue com idioma japonês

Governador do Amazonas (à dir.) visita a escola (Foto: Divulgação)

A volta às aulas dos mais de 515 mil estudantes do estado do Amazonas será bem diferente para 760 estudantes da Escola Estadual Djalma da Cunha Batista, que, a partir do dia 15 de fevereiro – marcando a abertura do ano letivo da rede estadual em 2016 -, se tornará a primeira instituição pública a ter o ensino bilíngue do japonês em colégios brasileiros. Localizado na av. General Rodrigo Otávio, 1600, em Manaus, a escola também passará a ter ensino em tempo integral.
Além de ensinar o idioma, a escola bilíngue será referência no acesso à cultura japonesa. A iniciativa, desenvolvida pelo governo daquele estado, em parceria com o Consulado do Japão, Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nipaku) e o curso de Língua Japonesa da Universidade Federal do Amazonas, está em consonância com a forte presença de empresas do Japão no Pó-lo Industrial de Manaus. Com a 4ª maior comunidade do Japão no Brasil, a localidade tem cerca de 160 mil descendentes e é uma
das rotas estratégicas para investimentos de capital japonês no País, com 32 empresas em operação no estado.
Em entrevista ao São Paulo Shimbun, o presidente da Nipaku, Ken Nishikido, revelou que, além de aprender o idioma japonês, os alunos também vão estudar outras disciplinas, tanto em português quanto no japonês.

Continua… (no impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password