Pilotamos a Honda PCX 2023
Scooter ganhou novo design, mais espaço sob o banco além de novo motor com mais 2,8 cv de potência.
Pilotamos a Honda PCX 2023.
Tivemos a oportunidade de avaliar durante dois dias a nova PCX 2023, produzida pela Moto Honda da Amazônia, na cidade de Manaus.
A PCX é conhecida pelos motociclistas sendo líder em vendas no segmento desde o lançamento.
Tivemos a oportunidade de andar com a PCX na cidade de Santos no litoral de São Paulo, em diversas situações
Versão 2023 ganhou:
– design mais reto.
– suspensão com novo amortecedor.
– novo motor mais potente (+2,8 cv).
– está até 5% mais econômica.
– painel de instrumentos maior.
– novo sistema de alarme com 3 modos.
– farol dianteiro mais potente.
– controle de tração nas versões ABS e DLX.
– rodas com novo desenho.
– roda traseira passou para 13 polegadas.
– pneus maiores 110/70-14 – dianteiro e 130/70-13 traseiro.
– mais 2 litros no bagageiro sob o banco.
Os ganhos na versão 2023 são grandes e agregam valor a scooter.
Dirigibilidade noturna
Durante a pilotagem em período noturno, pudemos notar que o novo painel de instrumentos em LED faz bastante diferença. O fato do painel ser maior facilita a leitura dos instrumentos, e da luz do pisca-pisca para, que o motociclista não esqueça o recurso ligado.
Além disso, os novos faróis mais potentes identificam de longe a PCX aumentando a segurança durante a condução noturna.
Trajeto noturno realizado na cidade de Santos – SP, segundo mercado da PCX no país.
Design
As linhas da PCX estão mais retas atualizando a elegância da scooter. O grupo ótico dianteiro foi redesenhado e o DRL – Daytime Running Light, é composta por cinco “traços” característicos.
Novo motor
Ganhou mais 2,8 cv de potência e a velocidade máxima passou de 99 km/h para 111 km/h.
Agora são16, 2 cv de potência, ante os 13,2 cv da versão anterior.
O torque subiu para 1,5 kgfm antes 1,38 kgfm da versão anterior.
Nas arrancadas nos semáforos dá para sentir bem o torque e durante trajeto na estrada ela ficou mais segura para realizar as ultrapassagens.
Consumo
De acordo com o engenheiro Alfredo Guedes da Honda, o consumo urbano está na casa dos 44,53 km/l, e na estrada 32,30 km/l, cerca de 5% mais econômica. Em um trajeto misto durante a avaliação o consumo médio foi de 40 km/l.
Compartimento
A capacidade do compartimento sob o banco ganhou 2 litros e o volume total agora atinge de 30 litros de capacidade para abrigar um capacete de grandes dimensões.
O porta-luvas, posicionado à esquerda do escudo frontal foi redesenhado e agora além de ser mais espaçoso, conta com uma porta USB para recarga de smartphones.
HSTC
As versões PCX ABS e PCX DLX ganharam o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, que limita perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. Uma luz-alerta “T” pisca no painel quando o HSTC entra em funcionamento. O sistema pode ser desligado através de um comando no punho esquerdo.
Estrada
Na estrada deu para constatar o aumento de potência da PCX facilitou bastante as ultrapassagens. Bem como, agora ao atingir velocidade máxima de 111 km/h, facilita a vida do motociclista nas estradas.
Nova suspensão traseira
Está mais vertical e ganhou novos amortecedores melhorando o comportamento dinâmico da scooter.
Ergonomia
Novo assento proporciona mais conforto sem alterar a curta distância em relação ao solo.
Além disso, outra melhoria foi com relação ao espaço para os pés do piloto, que cresceu 30 mm tanto longitudinalmente quanto nas laterais.
Conclusão
Os ganhos na linha 2023 atingem praticamente todas as áreas agregando ainda mais valor a scooter.
Quem já teve uma PCX sabe que na hora de vender leva no máximo 2 semanas para encontrar um comprador.
Ela ficou mais potente e está 5% mais econômica.
Avaliamos a Honda PCX 2023.