Renault Oroch Outsider 2023 ganha motor turbo
Versão Outsider vem com motor turbo TCe 1.3 flex com 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
Renault Oroch Outsider 2023 ganha motor turbo 1.3 flex.
Andamos com o Renault Oroch Outsider 2023 lançado em abril deste ano, no Brasil.
O modelo recebeu design externo renovado com maior ângulo de entrada e uma nova cor Cinza Lune na versão Outsider.
A Oroch passa a ser comercializada em três novas versões: PRO, Intense e Outsider. As duas primeiras trazem o motor 1.6 SCe, com transmissão manual de 6 velocidades.
Contudo, a topo de linha Outsider estreia o motor turbo 1.3 TCe Flex, com 170 cv e 27,5 kgfm de torque.
Design
O desenho reforça a robustez do modelo com nova grade frontal e para-choque e faróis de neblina. As novas linhas ampliaram o ângulo de entrada, que passa a ser de 27,6º, aumentando a capacidade do modelo em situações fora-de-estrada.
A Oroch ganhou novas barras de teto, que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com novo visual com acabamento biton diamantado, na Outsider.
A versão Outsider traz um conjunto estético de alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais e uma cor inédita, a cinza Lune, exclusiva para o modelo.
Interior
Novo painel, laterais de porta e acabamento de bancos e novas tecnologias para conectividade.
O novo painel da Oroch 2023 traz design mais horizontal, com aeradores retangulares e com acabamento em prata fosco, bem como botões de comandos posicionados ao centro.
A versão topo de linha Outsider traz acabamentos internos na cor laranja Corail, no painel e costuras dos bancos.
O quadro de instrumentos traz velocímetro digital ao centro, enquanto o volante também é novo, com acabamento escovado e botões retroiluminados.
Nova central multimídia de 8” flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay.
Porém, durante o período de avaliação a conexão automática com o smartphone não entrou, sendo necessária a conexão manual.
As versões Intense e Outsider vem com retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré de série. A versão Outsider, vem com ar-condicionado digital automático de uma zona, câmera de ré, sensor crepuscular, sensor de chuva e iluminação Follow Me Home, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30 s a 120 s, aumentando a segurança ao sair do veículo.
Segurança
Agora, a picape é equipada com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência.
Assistente de Partida em Rampas (HSA), que retém o veículo na posição em pisos inclinados por 2 segundos, até o motorista acelerar, permitindo ao condutor uma partida segura, mesmo com carga máxima. Foi adotado o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.
Freios ABS com BAS (Brake Assist System) que mantém a pressão máxima de frenagem em situações de emergência, potencializando o uso do ABS e reduzindo o espaço para parar o veículo.
Motor
Novo motor turbo TCe 1.3 flex na versão Outsider, com 170 cv de potência à 5.500 rpm e 27,5 kgfm de torque entre 1.600 e 3.750 rpm. Desenvolvido com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Mecedes-Daimler, proporciona alto torque em baixas rotações.
De acordo com a Renault, o TCe 1.3 flex é um motor global produzido na Espanha, com injeção direta de combustível.
A velocidade máxima é de 189 km/h com etanol e 187 km/h com gasolina.
O câmbio automático é do tipo CVT XTRONIC de 8 velocidades. Também é possível a troca manual na alavanca de câmbio, basta posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle.
Consumo: Durante o período de avaliação o consumo foi de 5,3 km/l na cidade abastecido com etanol. Um consumo alto para um motor 1.3 turbo. Porém, como é o ano de estreia do motor, no próximo ano a Renault deve encontrar um melhor ajuste no conjunto motor/câmbio otimizando a eficiência energética.
Suspensão
A suspensão traseira independente do tipo multilink garante maior conforto, menor nível de ruído e ótima estabilidade, independente do piso ou da carga transportada. Na linha 2023, todas versões adotam os pneus LTX Force da Michelin de medidas 215/65 R16, verdes e de uso misto.
Atrás, novas lanternas com acabamento fumê e o novo logo Oroch destacado na tampa completam o visual renovado do modelo. Nesse sentido, todas as versões, o protetor de caçamba é de série, aumentando a versatilidade e a proteção do compartimento de carga.
Acessórios
Robustez: tapete de borracha, capota marítima e santantônio.
Segurança: frisos de porta, trava de estepe, alarme volumétrico e câmera de ré.
Praticidade: estribo, espelho tilt-down, iluminação de caçamba e engate para reboque.
Aventura: tapete de carpete, soleira de porta, barra de teto, suporte para bicicletas e carregador para celulares por indução.
O que a Oroch Outsider tem:
Estilo.
Motor turbo flex de alta performance.
Preço competitivo.
O que falta na Oroch Outsider:
Melhor eficiência energética.
Linhas dinâmicas na câmera de ré.
Alerta de ponto cego nos retrovisores externos.
Ar-condicionado mais potente.
Renault Oroch Outsider 2023 ganha motor turbo.