Andamos na Ford Maverick 2.0 turbo AWD

Picape tem conforto, aceleração e faz curva como um sedã indo de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos.
Andamos na Ford Maverick 2.0 turbo AWD.
Andamos na famosa picape Ford Maverick que trouxe uma série de características únicas no segmento.
Em primeiro lugar, dá para notar que ela é mais baixa que seus concorrentes permitindo um comportamento dinâmico de um sedã, sendo muito ágil e estável em todas as situações.
Além do visual moderno e robusto, chama a atenção logo nos primeiros quilômetros a eficiência do motor 4 cilindros, 2.0 turbo (o mesmo do Bronco), altamente eficiente e silencioso.

Design
Capô imponente, silhueta quadrada de superfícies limpas com rodas de 17 polegadas enfatizando a robustez.
Os faróis em C unidos à grade e conectados por uma barra são a assinatura das picapes Ford.
De estilo urbano, com perfil off-road, a Maverick trouxe um novo estilo no segmento.

Com um comprimento situado entre as picapes médias e intermediárias (5.073 mm), ela também é fácil de manobrar na cidade e surpreende pelo espaço para cinco passageiros + bagagem.


Interior
A cabine combina tons escuros, cinza e ocre, com detalhes nas saídas de ar, no console e nas portas para sinalizar os pontos de contato com o veículo. Os painéis de portas são esculpidos em formato de pedra, com descansa-braço dividido para acomodar uma garrafa de água.

Os bancos trazem acabamento premium e ajuste elétrico em 8 posições para o motorista. Para o passageiro, o ajuste é manual com 6 posições. O volante revestido em couro conta com regulagem de altura e profundidade.
Destaque é um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro, vedado, que permite transportar até itens molhados.
O console central tem porta-objetos e descansa-braço integrados. Além do seletor rotativo de câmbio, ele reúne os comandos eletrônicos do veículo: controle de tração, freio de mão elétrico, modos de direção, start-stop, controle automático de descida e auto hold.


O banco traseiro conta com um descansa-braço central, duas entradas USB (tipo A e C) e seu espaço pode ser usado para transportar uma bicicleta transversalmente – acomodada também pelo desenho das portas.

Os tapetes em formato de bandeja facilitam a limpeza e protegem o carpete, embora sejam escorregadios para quem usa tênis.
FordPass
O sistema de conectividade FordPass permite dar partida remota e agendada, de qualquer lugar, para deixar a cabine na temperatura ideal na hora de sair. É possível também travar e destravar portas, checar o combustível e a pressão dos pneus, localizar o veículo, receber alertas de alarme, acessar o manual e agendar serviços pelo celular.

A princípio, o Maverick oferece uma linha com mais de 18 acessórios como: capota rígida elétrica ou manual, capota marítima, santantônio, ponteira de engate, extensor e divisor de caçamba, caixas organizadoras, suporte para bicicleta, alargador de para-lama, estribos e aerofólio de teto e da tampa traseira
Motor
Dianteiro, transversal, turbo, EcoBoost, 2.0 com injeção direta, desenvolve 253 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 38,7 kgfm a 3.000 rpm.
Assim como, conta com Start-Stop que pode ser desligado pelo motorista.
De acordo com a montadora, a motor leva a picape de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos, silenciosamente. Um show de performance.

A transmissão automática de 8 marchas tem trocas suaves e dispõe do modo reduzido Low para freio-motor. Além disso, a tração AWD distribui automaticamente o torque entre os eixos de acordo com a necessidade e contribui para o excelente comportamento dinâmico do Maverick.

Os 5 modos de condução – Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte – ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso.

O estepe em tamanho normal fica em baixo da caçamba. A Ford do Brasil disponibiliza blindagem por empresa certificada pela montadora.
A suspensão traseira é do tipo Multilink com amortecedores hidráulicos.

Caçamba
A caçamba traz o sistema “Flexbed”, com rebaixos, pontos de amarração e acessórios que permitem adaptar o espaço a cada tipo de carga, além de um compartimento lateral com tomada elétrica para acessórios.
A tampa vem com trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores.

Freio
O freio de mão elétrico conta com sistema auto hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.
O que a Maverick tem:
Desempenho e comportamento dinâmico de um sedã.
Motor 2.0 turbo com 253 cv de potência silencioso e praticamente sem vibração.
Controle de estabilidade e tração.
Preço competitivo.
O que falta na Maverick:
Alerta sonoro de distância no para-choque dianteiro e traseiro.
Alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores externos.
Rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores externos.
Dutos de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro.

O Plano Ford Protec Basic cobre as três revisões do período de garantia de 36 meses ou 30.000 km.
Andamos na Ford Maverick 2.0 turbo AWD.