Avaliamos o Honda New City sedã 1.5 flex

Novo City está maior, mais espaçoso, econômico e equipado com Honda Sensing.
Avaliamos o Honda New City sedã 1.5 flex.
A Honda do Brasil apresentou no final de 2021, a quinta geração do City com uma completa renovação do sedã.
A montadora caprichou e elevou os padrões em design, dimensão, qualidade, eficiência energética e segurança.
A princípio, olhando por fora o modelo está mais elegante e sofisticado vindo equipado na versão Touring com lanternas, pisca-pisca e faróis de neblina em LED.
Por dentro, é perceptível a melhoria no acabamento com a inclusão de materiais agradáveis ao toque, além de novos bancos mais confortáveis.

Design
Valorizado pelos vincos definidos e pelos faróis e lanternas, nos quais o uso de LED e o layout de aspecto high-tech resultam em uma perfeita integração à carroceria.
Na versão Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. As demais versões contam com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.
Além disso, o New City sedã é 53 milímetros mais largo, 94 mm mais comprido e altura total 8 milímetros menor.
Com seus 4.549 milímetros, o New City sedã é o maior do segmento em comprimento.

Interior
Ganhou em todos os pontos de contato com motorista e passageiros têm superfície agradável ao toque. O conforto foi priorizado com um novo Sistema de Estabilização Corporal.
Uma tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal.

Todas as versões trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital de uma zona, central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré.


A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave.

A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.

Motor
Novo motor todo em alumínio, 4 cilindros, aspirado 1.5 litro, 16V, DI DOHC, i-VTEC, com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote.
O sistema i-VTEC, tem um came (ressalto) especial para priorizar a potência em rotações mais elevadas do motor.
O sistema de injeção direta de combustível melhorou a performance do motor. A adoção do sistema de injeção direta permite maior taxa de compressão e maior otimização da queima da mistura ar/combustível. A potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina.
O torque é de 15,8 Nm a 4.600 rpm com gasolina ou etanol.

O câmbio CVT, de relação continuamente variável, recebeu aprimoramentos com simulação de 7 marchas por meio de paddle shifts no volante.
São duas novidades: o Step-shift e o EDDB (Early Down-shift During Braking). O primeiro atua sob condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando exatamente a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade. Já o EDDB se apresenta em situações de descida.
Dessa forma, ao notar que o motorista está pisando no freio para conter o ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor.

Redução de atrito
Um trabalho de redução de atrito foi aplicado nos elementos elásticos e junções para deixar a conexão entre New City e o motorista mais rápida e direta.
Bem como, os novos amortecedores têm stop hidráulico, composto por uma câmara de desaceleração da haste do amortecedor, que evita o som de pancada seca, quando o carro passa por um buraco.
Contando com maior aplicação de aço de alta resistência, no sedã, ela é cerca de 4,3 kg mais leve do que a geração anterior e tem maior rigidez torcional, atingindo até 20,4% na parte frontal.
De acordo com a montadora, o City ganhou a aplicação de espuma expansiva de poliuretano nas extremidades inferiores das colunas A e B.
Outra medida antirruído e vibração foi a aplicação de material fonoabsorvente na parte inferior do compartimento do motor.

Segurança
O City é o primeiro modelo da marca fabricado no Brasil a contar com o Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista.
Dessa forma, baseado nas imagens captadas por uma câmera instalada no parte central e superior do para-brisa, o Honda SENSING no New City terá cinco funções:
ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes.
LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Além do Honda SENSING (disponível na versão Touring), o New City traz outros dispositivos de segurança em todas as versões, dentre os quais se destacam:
Assistente de estabilidade e tração (VSA),
Assistente de partida em rampa (HSA),
Sistema de luzes de emergência (ESS),
6 airbags (frontais, laterais e do tipo cortina),
Estrutura de deformação progressiva ACE,
Sistema Isofix para fixação de assentos infantis,
Alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros.
O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring do sedã e na versão Touring do hatchback.

Versões
O New City é oferecido em três versões (EX, EXL e Touring) com seis opções de cores: Branco Tafetá (sólida), Azul Cósmico, Prata Platinum, Cinza Barium (metálicas), Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas).
Exclusivamente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior é com couro claro.
Preços – New City Sedã
EX: R$ 112.300,00 – pintura sólida.
EXL: R& 118.900,00 – pintura sólida.
Touring: R$ 127.700,00 – pintura sólida.
Tanque de Combustível: 39,5 litros.

Avaliamos o Honda New City sedã 1.5 flex.