Andamos no novo Peugeot 208 Griffe 1.6 Automático

Novo 208 vem com recursos disponíveis somente em automóveis de alto luxo.
São Paulo – SP
Andamos no novo Peugeot 208 Griffe Automático.
Andamos no novo Peugeot 208 Griffe 1.6 automático que impressiona pela quantidade de tecnologia embarcada.
A montadora francesa caprichou na sofisticação, bom gosto e tecnologia.

Design
Por fora e por dentro, o 208 impressiona pela ousadia no design, de longe, o mais sofisticado do segmento de hatch compacto.
A frente do modelo ganhou uma nova identidade com faróis Full Led e luzes diurnas em formato de “dentes de sabre”, exclusividade Peugeot.
Nas ruas, as pessoas notam a presença do 208 com admiração, mas nem imaginam que estão vendo apenas 30% das novidades do novo 208.
i-Cockpit 3D
Por dentro, o design acompanha a ousadia do design externo com um novo painel de instrumentos digital em 3D (terceira dimensão), único no segmento.
O painel de instrumentos é digital e configurável conforme a preferência do motorista com diversas opções de layout.
Nem automóveis de alto luxo como o Lexus possuem painel de instrumentos em 3ª dimensão.



No painel, as indicações são dinâmicas e animadas proporcionando uma nova e sofisticada experiência visual para o motorista.
Há a possibilidade de criar e salvar dois modos de visualização permitindo a personalização do painel.
Conta-giros, mídia em reprodução ou detector de fadiga: quem escolhe a informação exibida com maior destaque é o motorista.
Central multimídia touchscreen de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay.



Carregamento de smartphone wireless: recarga sem fio do smartphone em um compartimento no painel.

Plataforma
O modelo é construído na plataforma CPM (Commom Modular Platform) do grupo francês PSA.
De acordo com a montadora, a nova plataforma proporciona robustez, confiabilidade, melhor conforto acústico e térmico, nível de vibração reduzido e melhores índices de consumo (em função de menores peso e resistência aerodinâmica).

Motor
Dianteiro, flex, 4 cilindros, 1.587 cm3, 16 V, com comando variável na admissão entrega 115 cv com gasolina e 118 cv de potência abastecido com etanol.
O torque é de 15,2 kgfm a 4.000 rpm.
O consumo durante o período de avaliação apenas com o motorista e (bagagem) foi de 8,7 km/l na cidade com gasolina, de acordo com o computador de bordo.
Câmbio
Automático de 6 velocidades com possibilidade dos modos “Eco” e “Sport”.

Peugeot Drive Assist
Alerta de colisão: alerta o condutor em caso de risco de colisão com o veículo à frente.
Dependendo do risco detectado e do nível de alerta configurado pelo condutor, diferentes tipos de avisos podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos:
Nível 1: alerta visual apenas, indicando que o veículo à frente está muito próximo. Uma mensagem recomenda, então, atenção enquanto a área ao redor do veículo é exibida;
Nível 2: alerta visual e sonoro indicando uma colisão iminente. Uma mensagem avisando para frear é exibida.
Frenagem de Emergência: o sistema automático de frenagem de emergência entra em ação para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir.
Com uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos – como outro carro rodando na mesma direção ou estacionado – atuando no sistema de frenagem do veículo.
Em velocidades entre 5 km/h e 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente ao detectar um risco de colisão.
Além disso, a velocidade do veículo não deverá exceder 80 km/h quando for detectado um veículo parado, e 60 km/h quando se tratar de um pedestre.
Alerta e correção de mudança de faixa: Equipado com uma câmera na parte superior do para-brisas, que reconhece as linhas da estrada e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária de uma marcação longitudinal no solo das vias de circulação.
Para segurança da condução, a câmera analisa a imagem antes de acionar um alerta, no caso de queda de atenção do condutor, a uma velocidade superior a 60 km/h.
Nesse sentido, caso seja detectado um desvio da direção, o condutor é alertado por um alarme sonoro e também visual, no painel de instrumentos.

Alerta de Ultrapassagem de Linha: corrige a trajetória do veículo assim que o sistema identifica um risco de ultrapassagem involuntária de uma das linhas de marcação detectadas no solo. Imediatamente, a direção é progressivamente corrigida para se manter na faixa.

Condições de funcionamento:
A velocidade do veículo deve estar entre 65 km/h e 180 km/h;
A pista deve ter no mínimo uma linha de marcação no solo (contínua ou descontínua) e a correção é efetuada apenas no lado em que a linha for detectada;
As duas mãos do condutor devem estar no volante;
Além disso, a seta indicadora de direção não deve estar ativa;
O sistema ESC deve estar ativado.

Peugeot 208 Griffe
- Teto de vidro panorâmico com esteira interna manual
- Rodas de liga leve de 16” diamantada Kenobi
- Escapamento cromado
- Ar condicionado automático digital de uma zona
- PEUGEOT i-Cockpit 3D
- Volante multifuncional em couro
- Bancos em Alcântara
- Apoio de braço para o condutor
- Carregador de smartphone por indução
- Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop
- Airbags de cortina
- Faróis Full LED
- Capa dos retrovisores em preto brilhante
- Aerofólio traseiro em preto brilhante
- VisioPark 180°
- Sensor de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro
- Alerta de Colisão e Frenagem de Emergência Automática
- Alerta e correção de mudança de Faixa
- Auxílio de Farol Alto
- Sistema de Reconhecimento de Placas de velocidade

Ficha Técnica – Peugeot 208
Motor: Dianteiro, flex, 4 cilindros, 1.787 cm3, 16 V, com comando variável na admissão entrega 115 cv com gasolina e 118 cv abastecido com etanol.
Câmbio: Automático de 6 velocidades.
Tração: Dianteira.
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP.
Dimensões: 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1,453 mm de altura e 2.538 mm entre eixos.
Peso: 1.178 kg.
Tanque de Combustível: 47 litros.
Porta Malas: 265 litros.
Preço da versão Griffe: A partir de R$ 91.880,00.
