Avenida Paulista recebe evento em celebração aos 110 anos da imigração japonesa

Esqueça aquela imagem da Avenida Paulista com trânsito, buzinas, homens engravatados e mulheres de salto alto, ambos apressados para chegar ao trabalho. No domingo, o local, que é ponto de encontro de diversas culturas, será tomado pelas tradições japonesas.
Para comemorar os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, o Centro Cultural Fiesp promove, a partir das 13 horas, em um palco externo montado na calçada, uma série de apresentações de música, danças e esportes tradicionais da cultura nipônica. Ao todo, serão quatro horas de atrações para toda a família.
A programação gratuita se estende até às 17 horas, com atividades que vão desde ginástica para terceira idade com Kenko Taisso e demonstrações de artes marciais, com a Confederação Paulista de Kendo, até apresentações artísticas da Banda Todos Nós e danças folclóricas com Shinsei Acal, Odori Hanonakai e Tottori Shan Shan Kassa Odori.
Integram ainda a celebração, apresentações de taikô, com os grupos Pa-rada Taiko, Himawari Taiko, Requios Gueinou Doukoukai e Ryukyu Koku Matsuri Daiko. Um dos pontos altos do evento será a apresentação da música-tema das comemorações, Arigatô Brasil (Obrigado Brasil), interpretada pelo cantor e compositor Joe Hirata.
A canção destaca a história e a gratidão à terra que acolheu os imigrantes japoneses. Vale lembrar que um videoclipe da música também foi gravado e deve ser lançado, em breve, em sites como o Youtube e através de um canal que será lançado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).
Para demonstrar que a amizade Brasil-Japão literalmente deu samba, a Escola Águia de Ouro, que tem envolvimento com a comunidade nipônica desde o carnaval de 2015, ano em que homenageou o Japão em seu desfile, fará uma participação especial, às 16h20
Continua…(Impresso)