Maringá estuda trajeto para membro da Família Imperial
Se, oficialmente, os responsáveis pela realização das celebrações pelos 110 anos da imigração japonesa ainda fazem mistério sobre a presença ou não de um membro da Família Imperial japonesa durante as comemorações, algumas ações deixam claro que a presença já é uma garantia.
Ontem, forças de segurança do Paraná, em parceria com agentes de trânsito e da Polícia Rodoviária Federal, percorreram o caminho por onde o membro imperial japonês vai passar na cidade de Maringá, onde ocorrerá a Exposição Imin, principal evento alusivo aos 110 anos no estado.
A ação de ontem foi motivada em virtude de, neste final de semana, o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e o cônsul do Japão do Paraná, Hajime Kimura, serem es-perados para percorrer o trajeto.
Questionado, o capitão Roberto de França, do 3º Comando Regional da Polícia Militar local, explicou que poucas informações podem ser divulgadas por conta da segurança das autoridades japonesas.
Porém, além de fontes de dentro das comissões de São Paulo e do Paraná garantirem a presença de um membro, já é dado co-mo certo que a escolhida para representar o Japão é mesmo a princesa Mako, como antecipado, ainda no ano passado, pelo São Paulo Shimbun. A expectativa é que a viagem ao Brasil represente a última ação da princesa como membro imperial, já que ela está com o casamento, com um plebeu, marcado para o dia 4 de novembro.