‘Novembro Azul’ alerta para câncer de próstata
O penúltimo mês do ano começou e o tom azul toma o lugar do rosa em alerta ao câncer de próstata. Para quem vai viajar, a campanha do “Novembro Azul” estará estampada nas rodovias estaduais e no aeroporto de Guarulhos. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo.
Mensagens eletrônicas sobre a doença serão exibi-das nas principais rodovias do Estado de São Paulo, como Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Tamoios. Na semana que vem, outras ações irão acontecer em mutirão de exames e caminhada.
Ontem, o dia foi de combate ao câncer de próstata na calçada da Fiesp, que ganhou o tom azul.
O Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, chamou atenção para a doença com atividades lúdicas: show, humor e até barbearia.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para este ano é de 61,2 mil casos novos de câncer de próstata e cerca de 13,8 mil mortes.
O câncer de próstata é o segundo tipo da doença que mais mata os homens brasileiros, só atrás do de pulmão.
Os sintomas iniciais são muito difíceis e quando a-parecem (incômodo ao urinar, sangue no xixi e dores ósseas) já indicam um estágio avançado da doença.
Por isso, a prevenção é essencial e o exame de toque retal, complementado com o de sangue PSA, deve ser feito por homens com mais de 45 anos que façam parte de grupos de risco e os acima de 50. Os negros têm maior incidência do câncer de próstata, assim como com histórico familiar.