Curitiba prepara ciclovia com tecnologia japonesa

Uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) esteve no gabinete do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, para dar mais um passo para a instalação do sistema de geração de energia alter-nativa, que funciona por meio de sensores instala-dos em um piso.

No encontro, o prefeito anunciou que um trecho de ciclovia no Centro Cívico, próximo ao Palácio 29 de Março, vai ganhar o sistema em breve. “Vamos instalar em caráter de teste, pelo projeto de conscientização de energias alternativas”, disse o prefeito, confirmando que a intenção é que uma fábrica seja instalada na cidade. “Nossa ideia é evoluir para instalar uma fábrica do sistema, que nos permita ter grandes trechos de ciclovia fazendo caminhos de luz para os nossos ciclistas”.

A tecnologia já foi apresentada em março para o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel. A empresa japonesa Sound Power, única detentora da tecnologia, escolheu Curitiba para testar o produto e estrear no mercado brasileiro. O projeto não terá custo para a prefeitura. Os estudos seguiram com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a sua área de energias alternativas.

Desde a semana passada, a comitiva trabalha nos ajustes do projeto e no termo de cooperação junto às equipes da Secretaria. Também participaram da reunião a arquiteta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Denise Mitiko Murata, além de Kazuyo Yoshida, da Jica, e Kohei Hayamizu, CEO da Sound Power.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password