Ministros do Brasil e Japão se reúnem nos EUA
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Ja-pão, Taro Kono, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, tiveram uma reunião bilateral de aproximadamente 20 minutos na ocasião da visita de ambos a Nova Iorque para participar da sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. A informação foi confirmada pela Embaixada do Japão no Brasil.
Na ocasião, ambos discutiram não somente as-suntos ligados aos dois países, como também questões globais. De acordo com a Embaixada, o ministro Taro Kono afirmou que o Brasil é um parceiro importante, que compartilha valores fundamentais co-mo a democracia e o Estado de Direito, e disse que quer “aprofundar uma cooperação estreita a nível global, como a reforma das Nações Unidas”.
Além disso, ele agradeceu a participação do ministro brasileiro na cerimônia de abertura da Japan House São Paulo, em abril deste ano. Aloysio Nunes, por sua vez, relembrou os 110 anos de aniversário da imigração japonesa no Brasil, a ser comemorado no ano que vem, e declarou que quer aproveitar esta oportunidade para “fortalecer ainda mais o relacionamento entre os dois países”.
A Coreia do Norte também foi discutida entre os ministros. Kono enfatizou que a país constitui uma ameaça à comunidade internacional e, ao explicar a necessidade de exercer uma nova etapa de pressão sem precedentes ao país, solicitou o entendi-mento e a cooperação por parte do Brasil. Ao fim, ambos concordaram em trabalhar para estreitar a colaboração.