Defensor japonês de visto para yonseis ministra palestra no Bunkyo e cumpre agenda em SP

Deputado Mikio Shimoji visita o país (Foto: Divulgação)

Assunto de grande relevância e que gera muitas expectativas dentro da comunidade nipo-brasileira, a concessão de visto de longa duração, com permissão de trabalho, aos yonseis (4ª geração de descendentes de japoneses) ganhará um novo e importante capítulo na sexta-feira, às 18h30, quando acontece, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), uma palestra, aberta ao público, com o deputado japonês Mikio Shimoji.

Membro do partido Nippon Ishin no Kai, a autoridade, que já pertenceu à sigla do partido governista japonês, é um dos principais defensores da concessão, tendo em vista a significativa necessidade de mão de obra decorrente da crescente melhora da economia japonesa. Para se ter uma ideia, foi ele que propôs recentemente a liberação do visto de “working holiday” para os yonseis.

A proposta, que foi entregue recentemente ao ministro japonês Katsunobu Kato, responsável pela pasta que coordena medidas para aumentar a taxa de natalidade e equiparar o ambiente de trabalho entre homens e mulheres, prevê a assinatura de um acordo bilateral entre o Brasil e o Japão que passaria a permitir a entrada de nikkeis da 4ª geração interessados em estudar o idioma local e trabalhar ao mesmo tempo. Esse tipo de permissão já é dada pelo Japão para pessoas de países como Austrália, Nova Zelândia, Canadá e algumas nações da Europa. Através dele é liberada a permanência por um ano para estudar japonês e, durante esse período, os envolvidos podem realizar trabalhos temporários (arubaito).

O deputado Walter Ihoshi (PSD), que vem buscando maneiras para dar andamento a questão pelo lado brasileiro, também participa do evento, que acontece no  Salão Nobre (rua São Joaquim, 381, 2º andar, Liberdade) e tem entrada franca. Inscrições pelo tel: (11) 3207-9014. A palestra será em japonês (com tradução consecutiva) e haverá uma sessão de perguntas e respostas.

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password