Cônsul Takahiro Nakamae emociona-se em cerimônia de despedida no Bunkyo

A noite de quarta-feira foi de emoção para o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, que retorna para o Japão no próximo dia 9 de julho. Homenageado pela comunidade nipo-brasileira, o diplomata não conteve os olhos marejados e o uso do lenço no momento do discurso.
Antes disso, uma gafe do cerimonial quase o deixou de fora do palco do Salão Nobre, após a acomodação dos representantes de entidades nikkeis. Mas no discurso, intercalado ora no idioma japonês e ora no português, o cônsul leu um texto de agradecimento.
Ele pontuou os acontecimentos que julgou ter marcado sua passagem pelo Brasil, de acordo com os anos trabalhados. Em 2015, citou a comemoração dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e os 100 anos do Consulado Geral do Japão em São Paulo; em 2016, a Olimpíada do Rio de Janeiro e, neste ano, a inauguração da Japan House.
Nessas ocasiões, o cônsul lembrou da colaboração dos nikkeis e agradeceu. “(Nos 120 anos) o evento foi inesquecível, com a visita do príncipe Akishino e princesa Kiko; na Olimpíada, o Consulado teve muito apoio da comunidade com os esforços dedicados aos visitantes japoneses e, com a Japan House, que teve uma cerimônia com a participação do vice-ministro Taro Aso, do presidente Michel Temer, governador, prefeito, várias autoridades, houve apoio e colaboração de todos. Foi inacreditável contar com todos para a inauguração de um centro cultural de um país estrangeiro”, disse ele.
Continua…(impresso)