Bunkyo e Kenren tentam revogar decisão japonesa
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), em nome da comunidade nipo-brasileira, encaminharam uma solicitação para que o Japan Railways Group revogue a resolução de 11 de novembro de 2016, “de que a venda dos passes Japan Rail Pass aos japoneses residentes fora do Japão será descontinuada a partir de 31 de março de 2017”.
Isto significa que não terão acesso ao passe ferroviário aqueles de nacionalidade japonesa não residentes no Japão e que tenham visto permanente no país de residência ou que tenham se casado com estrangeiro e residem fora do Japão.
O passe Japan Rail Pass foi instituído em 1981 pela Ferrovia Nacional Japonesa e destina-se a pessoas que visitam o Japão com visto de curta permanência – turismo, negócios e visitas a parentes.
O interessado pode adquirir esse passe no exterior (não está à venda no Japão) em três modalidades: para 7, 14 ou 21 dias, por um determinado valor. Nesse período de validade poderá utilizar livremente a malha ferroviária para suas viagens.
Na carta, enviada no último dia 19 de dezembro e endereçada ao Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, em nome do ministro Keiichi Ishii, o Bunkyo e o Kenren lembram do relacionamento entre Brasil e Japão, ressaltando o elo humano do intercâmbio. “Estamos ansiosos por uma resposta, indicando um posiciona-mento do governo ou da empresa, mas, até agora, nada”, afirma Osamu Matsuo, vice-presidente do Bunkyo.