Vale desmente desacordo com empresa japonesa

A Vale informou que a baixa contábil realizada pela companhia no balanço de 2015 não afeta a decisão de investimento da japonesa Mitsui, parceira da mineradora em um projeto de carvão em Moçambique, na África.
Em comunicado, a Comissão de Valores Mobiliários da companhia se manifestou sobre o tema. “O impairment (baixa contábil) da Vale não afeta diretamente a nossa decisão de investimento. Estamos atualmente em negociações para o anúncio do fechamento da transação, incluindo a conclusão do projeto financeiro”, diz.
Fontes do mercado alegam, por outro lado, que a Mitsui poderá rever os termos de um acordo assinado, em 2014, com a Vale para se tornar sócia em um projeto de carvão em Moçambique. Essa possibilidade surgiu como resultado da baixa contábil de R$ 9,3 bilhões feita pela Vale nos ativos da empresa em Moçambique, em 2015. A redução pela metade do valor recuperável desses ativos tende a levar os japoneses a revisar pontos, enquanto o acordo não está oficialmente concluído.
A Vale, aliás, frustrou os investidores ao adiar sucessivamente os prazos para fechamento da operação. Passado mais de um ano do anúncio da parceria, nem a Mitsui nem um grupo de bancos multilaterais liderados pelo JBIC aportaram os recursos para o projeto, que pelos termos originais previa um montante de até US$ 2,7 bilhões.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password