‘50ª Hanamatsuri’ celebra aniversário de Buda no bairro da Liberdade

O mês de abril começa com festa de Buda Xaquiamuni.
No próximo dia 8, os 2640 anos de seu nascimento serão celebrados na tradicional festa “Hanamatsuri”, que chega a 50ª edição.
Em São Paulo, o bairro da Liberdade sedia uma semana inteira de comemoração.
A partir de segunda-feira, um palanque será montado pela Federação das Seitas Budistas no Brasil, Associação dos Admiradores do Buda Xaquiamuni, Aliança Feminina Budista do Brasil e Associação Cultural e Assistencial da Liberdade bem no centro da Praça principal.
Um altar com a imagem de Buda criança estará disposto para um banho de chá adocicado.
De acordo com os budistas, o ritual abençoa e atende os pedidos feitos pelas pessoas no momento da consagração.
O ato representa a chuva perfumada que teria caído sobre Buda logo depois do seu nascimento.
Antes de se posicionar em frente à imagem, o visitante passa por uma caixa de doações, que tem por objetivo custear os trabalhos realizados, e depois recebe um chá adocicado e uma revista com a história de Buda.
A contemplação à imagem poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.
Já no sábado do dia 9, a partir das 10 horas, a festa chega ao fim com uma missa ao ar livre e com o cortejo da imagem de Buda em cima de uma estátua de elefante branco.
E não é só São Paulo que celebrará o nascimento de Buda. Em Curitiba, onde é forte a atuação da comunidade nikkei, também haverá comemoração.
Mas ao contrário dos paulistas, os curitibanos reservaram apenas os dias 9 e 10 abril para os festejos, com clima total de festa.
No Parque São José dos Pinhais, das 11 às 19 horas, a imagem de Buda estará disposta em um altar decorado com flores, para um banho de chá adocicado.
Continua… (no impresso)