Cidade de Nova Petrópolis recebe festival inédito de cultura japonesa
![](https://saopauloshimbun.com.br/wp-content/uploads/2015/12/FestivalCulturaNovaPetropolissite.jpg)
Conhecido como “Jardim da Serra Gaúcha”, o município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, mantêm viva a essência da sua cultura germânica, por meio dos costumes, da farta gastronomia, da arquitetura, além do legado deixado pela nação europeia. Porém, pelo me-nos por um dia, os moradores e turistas da localidade dividirão o coração com o Japão.
Isso porque, acontece amanhã, das 9 às 15 horas, o “1º Festival de Cultura Japonesa”, promovido pela Academia de Artes Marciais Japonesa Kobukan, que é comandada pelo sensei Eduardo Corrêa. “Como dou aula de artes marciais, tivemos a ideia de divulgar não só essa parte, mas toda a cultura japonesa, que é muito vasta. Há um mês e pouco iniciamos os preparativos e estamos tendo uma receptividade bastante grande, mesmo com a cidade sendo dominada pela cultura alemã. Esperamos realizar uma grande festa”, afirma o organizador, alegando que já está pensando na realização da segunda edição. “Nossa ideia é que o evento vire uma tradição na cidade e seja realizado sempre nessa época do ano.”
Para esse primeiro evento, serão apresentados aos participantes, através de atrações gratuitas, os costumes, a arte e alguns itens orientais. Os organizadores também prepararam expo-sições e oficinas diversas, que serão realizadas duran-te todo o evento. Entre os destaques estão as mostras de pinturas em carvão, a chamado sumiê; de ikebana; e de kiriê. Além de expostos, esses itens também serão comercializados durante o festival.
A arte das dobraduras japonesas, o origami, também será ensinada por meio de uma oficina, assim como as técnicas dos bonsais. Haverá, ainda, explicações sobre o shodô e o shiatsu, massagem japonesa com demonstração, por R$ 20,00, durante dez minutos. As danças tradicionais e músicas japonesas não ficam de fora.
Por fim, o sensei Eduardo Corrêa, com a ajuda de praticantes de outras cidades, irá demonstrar técnicas e princípios das artes marciais orientais como aikidô, iaidô, jonô, kendô e sumô, este último, aliás, com a participação especial da equipe de Nova Petrópolis. Encerrando a festa, às 15 horas, haverá aula gratuita de tai chi chuan, forma de meditação em movimento.
“Contamos na organização com uma ajuda muito importante do pessoal da cidade de Ivoti, local onde a presença da comunidade japonesa é bastante grande. Eles estão trazendo, inclusive, as comidas típicas japonesas que serão comercializadas no dia”, comenta o organizador.
Sobre a presença de público, ele prefere não ar-riscar. “Não tenho ideia, mas, o que me deixa tranquilo é que a festa ocorre no principal ponto da cidade, onde os turistas que estão em Nova Petrópolis normalmente ficam”, revela.
O evento acontece na Praça da República, no co-ração da cidade, que também é chamada de Praça das Flores.