Maestrina nikkei é demitida do Coro da Osesp
Naomi Munakata, maestrina do Coro da Osesp, foi demitida na última quinta-feira. A decisão da Fundação Osesp foi uma surpresa para a nikkei, que esteve à frente do Coro nos últimos 20 anos. Segundo a maestrina, ela foi comunicada de que a direção da fundação considerou que o desempenho do coro não estava atingindo o nível esperado.
O anúncio da demissão deu-se horas antes da última apresentação da temporada, com O Messias”, de Haendel. Os músicos que acompanhavam Munakata por longos anos receberam a notícia antes de subir ao palco.
Em nota oficial, assinada por Marcelo Lopes, Arthur Nestrovski e Marin Alsop, a Osesp afirmou que “Naomi teve participação inestimável nos projetos musicais e educativos desenvolvidos ao longo dessas duas décadas. Em 2016, ela deixará a Direção do Coro, que receberá ma-estros convidados ao longo da temporada. Com o trabalho consolidado por ela, que o elevou a um alto patamar, cabe agora a nosso Coro desenvolver um processo de renovação artística, aspirando ao cresci-mento de prestígio nacional e internacional, bem como à manutenção e re-forço de sua presença na cidade e no estado de São Paulo”.
Naomi Munakata foi a responsável pela construção e reformulação do Coro da Osesp, que acompanhou o trabalho de reestruturação da orquestra, iniciado no final dos anos 1990. No ano passado, ela recebeu da própria Osesp uma homenagem – o título de regente honorária -, como parte da comemoração dos 20 anos do grupo.
No ano que vem, porém, ela deve ser convidada para uma apresentação especial.