Toyo Matsuri abre as festividades de fim de ano e espera 100 mil pessoas na Liberdade

Danças típicas estão dentro da programação (Foto: Divulgação)

A Praça e as ruas adjacentes do bairro da Liberdade, no Centro da capital paulista, serão, mais uma vez, palco do início das celebrações de final de ano. Isso porque, está programado para esse final de se-mana o “47º Toyo Matsuri”, tradicionalmente realizado no último mês do ano e que espera a presença de mais de 100 mil pessoas.

Também chamado de “Festival Oriental”, o evento ocorre amanhã e domingo, porém, na noite de ontem, a movimentação já foi grande, pelo menos entre os organizadores, que iniciaram a colocação dos enfeites. O principal deles é o nobori (tipo de banner vertical), decoração para o Natal feita pelos lojistas que participam da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, que promove e organiza o evento. Os enfeites podem ser vistos em trechos das ruas Galvão Bueno e Estudantes, além da Praça da Liberdade, e serão mantidos até janeiro, próximo ao dia do aniversário de São Paulo.

Já o início da festa está programado às 10 horas de hoje. No palco montando na Praça da Liberdade, o público pode acompanhar uma série de atrações musicais e de dança típica, além de ginásticas japonesas e apresentação de artes marciais. Quem solta a voz esse ano são os intérpretes de música japonesa Mariana Suzuke, Ricardo Nakasse, Takeshi Nishimura, Bruno Maessaka e Karen Taira, que, além de participar como cantora, atuará como apresentadora, ao lado de uma equipe.

Já entre as danças folclóricas, destaque para o grupo Shinsei ACAL, formado por jovens e que apresenta o Yosakoi Soran e outras danças rápidas; para o grupo Awaodori Represa, que apresenta a animada dança tradicional de Tokushima; para a dupla Márcio Galvão e Eduardo Yoshimoto, que mostram a dança tradicional japonesa; e para o show de Kasa Odori, com o Tottori Kenjinkai. Uma das novidades será a “Parada Taikô”, já realizada em outros eventos da comunidade, como o Festival do Japão.

Ainda hoje, está programada a tradicional cerimônia xintoísta, por volta das 14h20, horário em que o ministro Kazuo Osaka, do Nambei Jingu, irá abençoar a festa próximo ao grande torii (portal), localizado na rua Galvão Bueno, no Viaduto Osaka. A solenidade deve contar com a presença de lideranças da comunidade nipo-brasileira e de autoridades, que em se-guida caminharão até o palco montado na Praça, para a abertura oficial, que está marcada às 15h50. À tarde, as atrações seguem até às 19 horas.

No domingo, a programação terá início no mesmo horário e, além do taikô, as atrações ficam por conta de Karen Ito, Edson Saito e as bandas Yes e Elíseos, que encerra oficialmente o evento às 18 horas.

Além de acompanhar as atrações, os visitantes podem aproveitar a tradicional Feira de Artesanato na Praça da Liberdade, que será mantida nos dois dias, mesmo com a realização do evento, visando alavancar as compras de Natal. Por lá, os visitantes terão opções de barracas com comidas típicas orientais e trabalhos artesanais.

Para dar mais segurança aos visitantes, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), interditará vias na região das 7 à meia-noite, tanto no sábado como no domingo. Os motoristas que desejarem acessar a avenida Liberdade por meio da rua Galvão Bueno de-verão utilizar a rua Américo de Campos, avenida Liberdade, rua da Glória e a rua dos Estudantes. Já os motoristas oriundos da ave-nida Liberdade devem utilizar as ruas da Glória e dos Estudantes. A Engenharia de Campo da CET também vai monitorar a interdição e orientar os usuários, mas recomenda aos motoristas que, ao avistarem a canalização da pista, reduzam a velocidade.

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password