Casal imperial do Japão tem encontro com Dilma e parte para última parada no Brasil
Com direito a um atraso na programação – o primeiro de toda a agenda japonesa no País e que causou mal estar na comitiva japonesa – ocorreu, na manhã de ontem, um dos encontros mais esperados da viagem que o príncipe Akishino e a princesa Kiko realizam, desde a semana passada, pelo território nacional.
No segundo dia na capital Brasília, o casal imperial foi recebido pela presidente Dilma Rousseff, fato que marca o ápice da visita em virtude das celebrações dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.
Segundo informações colhidas pela reportagem, a agenda entre a presidente e os representantes japoneses estava marcada para as 11 horas, porém, começou às 11h20, devido um atraso por parte da presidente. A explicação para o fato foi a demora de uma reunião realizada no Palácio da Alvorada entre Dilma e os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner; da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini; e o assessor especial da Presidência, Giles Azevedo. O encontro com membros do governo, que também contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, começou pouco antes das 9 horas.
Superado o atraso, Dilma e o casal imperial conversaram durante 40 minutos e trocaram presentes. A presidente entregou ao príncipe e à princesa as mascotes Tom e Vinicius, que representam os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. Em seguida, Dilma convidou as autoridades japonesas para retornar ao Brasil durante a competição.
Continua… (no impresso)