Príncipe parte do Japão em direção ao Brasil
O príncipe Akishino, filho mais novo do imperador Akihito, e a esposa, Kiko, partiram ontem para o Brasil para comemorar o 120º aniversário das relações bilaterais entre os dois países.
O casal, que permanecerá no Brasil até 8 de novembro, saiu do aeroporto internacional de Haneda, em Tóquio, antes das 12 horas locais (1 hora de Brasília). Hoje, ao chegarem ao Brasil, as autoridades farão a primeira parada em São Paulo. Por aqui, além do Parque do Ibirapuera e Bunkyo, a comitiva visita o Hospital Santa Cruz e tem encontro com voluntários da Jica e do Centro Brasileiro de Língua Japonesa.
Amanhã, visita o Ikoi-no-Sono, tem um encontro com estudantes da USP, conhece o Instituto Butantan, tem uma audiência com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, além de participar de uma solenidade comemorativa aos 120 anos e de uma recepção oferecida em conjunto pelo governador e pelo cônsul-geral do Japão.
Na manhã do dia 30, o príncipe segue para Curitiba. No dia seguinte, a viagem é para Londrina, com visitas também a Rolândia e Maringá. Em 1º de novembro, o príncipe segue para Campo Grande. Na tarde do dia 3, vai a Belém e encontra-se com japoneses residentes e representantes das entidades nipo-brasileiras, incluindo Tomé-Açu, e, no dia 4, visita um mercado, um museu e faz um passeio fluvial.
No dia 5, viaja a Brasília e, na manhã seguinte, tem audiência com a presidente Dilma e com o chanceler Mauro Vieira. A última cidade visitada é o Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de novembro. Lá, além de um encontro político, visitará o Corcovado, o Jardim Botânico e o Museu Histórico Nacional.
Akishino viajou pela última vez ao Brasil em 1988, nas celebrações pelos 80º da imigração japonesa.