RJ terá centros de judô e beisebol em celebração aos 120 anos do Tratado
Em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, o Rio de Janeiro terá dois novos locais de excelência para o esporte em Vilas Olímpicas da Prefeitura, visando os Jogos de 2020, em Tóquio. O bairro do Caju ganhará um centro de judô e, Ramos, terá o primeiro campo oficial de beisebol da cidade.
A construção do primeiro se dá através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer carioca e o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, que selaram o acordo que beneficiará, em um primeiro momento, mais de 130 alunos, moradores do bairro, matriculados nas aulas de judô da Vila Olímpica Mané Garrincha.
Serão investidos aproximadamente R$ 100 mil em novos tatames, obras de estrutura e equipamentos para transformar a Vila Olímpica do bairro em centro de excelência. O acordo foi assinado entre o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Tsuyoshi Yamamoto e o secretário de Esportes Marcos Braz.
As obras serão iniciadas ainda neste ano e, tanto o novo centro de excelência para o judô, quanto o campo de beisebol, têm previsão de inauguração para o primeiro bimestre de 2016.