‘4º To-Sa Matsuri’ movimenta fim de semana na capital com cultura moderna e tradicional

A capital paulista tem um fim de semana movimentado com o “4º To-Sa Matsuri”. A tradicional festa dos provincianos de Kochi aterrissa mais um ano no Parque da Água Branca, com atrações inéditas e nova grafia. Se até o ano passado, o nome era Tosa Matsuri, agora passa a ser com hífen, facilitando a pronúncia correta e afastando comentários maldosos, como tosa “de cachorro”.
“Fizemos as adaptações da logomarca para ajudar o entendimento da molecada. Se bem que o registro do nome está como Tosa e está no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo. Em breve, acredito que no ano que vem, já esteja também no Calendário do Estado”, explicou Augusto Takeda, um dos organizadores, lembrando que não havia possibilidade de denominar a festa como “Kochi Matsuri” por já ser utilizado pelos associados em um concurso de karaokê.
Apesar de toda mudança, a programação que une a cultura moderna e a tradicional japonesa se mantém a mesma, com muita música, apresentações culturais e gastronomia. Como nas outras edições, uma atração musical direto do Japão promete animar o público estimado em 60 mil pessoas, nos dois dias.
A dupla Ichimujin, formada por Yasuhito Udaka e Shunsuke Yamashita, traz os acordes dos violões clássicos pela primeira vez ao Brasil, onde além do To-Sa Matsuri faz outros dois shows em São Paulo (dias 26 e 27) e em Salvador (dia 29).
A dupla é a atual embaixadora de cultura e turismo da província de Kochi e, em vídeo, mostra-se ansiosa para conhecer os ritmos brasileiros como “bossa nova e samba”, bem como a comida e o futebol. A apresentação dos músicos está marcada para as 16h35 de sábado e 15h35 de domingo.
[notice]Continua no impresso.[/notice]
[members_content]
“Esta é a primeira vez que vem um artista da província de Kochi. O Ichimujin é consagrado no Japão, com trilhas sonoras em novela e propagandas”, disse Takeda. No mesmo palco, outros nomes já conhecidos do público nikkei irão se apresentar. São eles: Joe Hirata, Mariko Nakahira e Mariana Suzuke.[/members_content]