Ikoi-no-Sono aproveita bazar beneficente para divulgar trabalho realizado há seis décadas

Evento deve ter a presença de 12 mil pessoas (Foto: Divulgação)

A Assistência Social Dom José Gaspar (Ikoi-no-Sono), há mais de 60 anos, abriga e cuida de idosos dependentes. Apesar de mais de seis décadas de funcionamento, muitas pessoas não sabem dos desafios enfrentados nesse período. Pensando nisso, a entidade aproveita o seu mais importante evento no que se refere à arrecadação de recursos, o “Bazar Beneficente”, que chega a 41ª edição, para mostrar um pouco desse histórico de luta.

Hoje e amanhã, o público  poderá viajar no tempo e conhecer, através de uma exposição, a história cronológica dos pioneiros que ajudaram a construir a entidade, e dos membros voluntários que a mantém até hoje. “Queremos que as pessoas conheçam a nossa história através de uma retrospectiva dos 62 anos da Assistência Social Dom José Gaspar e dos 57 anos do Jardim de Repouso. Por isso, preparamos um estilizado túnel do tempo, que é a grande novidade do Bazar deste ano”, afirma a presidente Sonoko Yoshiyasu.

Ao todo, são 30 painéis fotográficos estrategicamente colocados para que todos os visitantes tenham que passar pelo local para curtir a festa, que deve contar, de acordo com os organizadores, com 12 mil pessoas.

Após ficarem cientes dos serviços prestados e da importância de eventos como esse para o funcionamento da Ikoi-no-Sono, o público poderá aproveitar o restante da festa, que, mais uma vez, aposta nas compras, uma adoração dos brasileiros, para chamar a atenção. Para oferecer conforto, os organizadores prepararam um amplo espaço de bazaristas, onde será possível encontrar produtos nacionais e importados, além de artesanato, confecções e o famoso sacolão de frutas, legumes e verduras frescas, tudo a preço de custo. Haverá, ainda, venda de flores.

Para que o lazer seja completo, no palco atrações diversificadas foram preparadas para os dois dias. Para começar, haverá Radio Taissô do Bosque Maia e Vila Matilde, além de dança sênior da Ikoi-no-Sono e Rizumu Taissô. Após alguns anos de ausência na festa, também está prevista uma apresentação do grupo Awaodori da Associação Represa, que traz uma coreografia alegre e colorida, sendo comparada ao Carnaval brasileiro. Ainda no quesito dança, foram convidados os grupos Corpus Line e Shinsei Acal.

Os tambores japoneses também estarão presentes, em dois estilos bem diferentes. O estilo clássico Kawasuji será mostrado pelos grupos Shikyo Daiko de São Caetano do Sul e Tenryuu Wadaiko de São Miguel Paulista, campeão brasileiro de 2012 e que representou o taikô brasileiro no Japão. Já o estilo alegre e colorido de Okinawa será mostrado pelo  Ryukyu Koku Matsuri Daiko.

Entre os cantores, há uma mescla entre jovens talentos, como Teddy Shigueyama e Ryu Jackson, com nomes consagrados, entre eles, Karen Ito, Edson Saito, Joe Hirata, Mariko Nakahira, Mariana Suzuke, Ricardo Nakase, Edson Miyabara, Edgar Ishida, e a cantora japonesa de ópera Tsurusawa Mieko. Já para os pequenos, a diversão está garantida no Espaço Criança com muitas atrações e brincadeiras. Os adultos, por sua vez, têm um bingo à disposição.

Outro destaque é a Praça de Alimentação, na qual o visitante pode degustar diversos pratos da culinária nipônica e brasileira, entre eles, yakissoba, tempurá, guioza, temaki, pastel e udon, além de churrasco, linguiça caseira e pernil.

O evento ocorre hoje, das 10 às 17 horas, e domingo, das 9 às 17 horas, na rua Jardim de Repouso São Francisco, 881, Guarulhos. Para facilitar a presença das pessoas, ônibus grátis será disponibilizado no bairro da Liberdade, com saída hoje, das 9 horas ao meio-dia, e, amanhã, das 8 às 11 horas, da rua da Glória, 326. O retorno está previsto a partir das 15 horas.

O ingresso da festa custa R$ 5,00 e dá direito ao sorteio de uma televisão. Tel: (11) 3209-0215.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password