Papa Budista chega ao país para inauguração de sino
O Brasil recebe neste final de semana a visita do 25º Sumo Pontífice Budista, Nichikai Yamauchi, que participa de uma serie de eventos por aqui. O primeiro será neste domingo, às 10 horas, quando celebra um Grande Culto Nissen Shounin, no Templo Taissenji, na cidade de Lins, no interior de São Paulo. No dia seguinte, às 13 horas, o papa fará a inauguração do Núcleo de Brasília.
Já na sexta-feira (dia 24), às 19 horas, ele recebe uma homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo, e, no dia seguinte, participa, às 9 horas, de um culto aos Imigrantes Falecidos no Brasil, no Parque do Ibirapuera. Por lá, das 10 às 11 horas, também fará uma palestra educativa que terá como conteúdo os 120 anos do tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e os 70 pós Segunda Guerra. Ainda na capital, às 11 horas, participa do Festival da Paz, na Catedral Nikkyoji.
Encerrando sua passagem no país, no dia 26, às 11 horas, ele participa do principal evento, a inauguração da Torre do Darma e do Sino da Paz, ambos no recém-construído Santuário Ecológico do Budismo Primordial do Brasil, em Tapiraí. Como já noticiado pelo São Paulo Shimbun, o sino chegou ao país em fevereiro e foi confeccionado no Japão. A peça tem as mesmas características da que existe no Parque da Paz, em Hiroshima, e vem com selo de autenticidade.
Tapiraí, aliás, já se programa para todo ano, no dia 5 de agosto, realizar uma caminhada da paz. Serão seis quilômetros de percurso, que culminará no toque do Sino da Paz, às 20h15 (8h15 do dia 6 de agosto, no Japão), horário exato em que a bomba atômica foi lançada em Hiroshima.