Marginais têm novos limites de velocidade
Passou a valer ontem a redução de velocidade nas pistas expressa e local das marginais Pinheiros e Tietê, anunciada ano passado pela Prefeitura de São Paulo. Com as mudanças na marginal Tietê, as pistas expressas tem a velocidade reduzida dos atuais 90 km/h para 70 km/h para veículos leves, e dos atuais 70 km/h para 60 km/h para veículos pesados.
Já as pistas centrais da Marginal Tietê tem a velocidade máxima reduzida de 70 km/h para 60 km/h e as locais, de 70 km/h para 50 km/h – ambas as alterações para todos os tipos de veículos. Na marginal Pinheiros, as pistas expressas terão o mesmo limite de velocidade que na marginal Tietê. Já nas pistas locais, o limite passará a ser de 50 km/h.
Pelos números da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ano passado a capital registrou 1.195 acidentes com mortes, mais de 7% que as 1.114 mortes do ano anterior. Só na marginal Tietê, via campeã em acidentes com mortes na cidade, foram 40 mortes em 2014, diante de 33 mortes na Pinheiros.
De acordo com o diretor de planejamento da CET, Tadeu Leite Duarte, que fez um balanço das primeiras horas dos novos limites de velocidade nas marginais ontem, a mudança “não trouxe impacto ao trânsito”. “Os veículos estão andando de maneira mais compactada, mas o trânsito está fluindo”, disse.
No total, 18 pontos com radares vão fiscalizar a aplicação dos novos limites de velocidade ao longo dos 90 km de extensão das duas marginais, considerados os dois sentidos.
Vale lembrar que, a partir de setembro, a velocidade no corredor Norte-Sul, que liga os dois extremos da cidade, vai cair de 70 km/h para 60 km/h nos trechos sem faixas de ônibus e para 50 km/h nos trechos com faixas de ônibus.