Estado fecha acordo com banco japonês
O Sumitomo Mitsui Banking (SMBC) e a Agência Paraná de Desenvolvimento assinaram, ontem, um protocolo de intenções que prevê a cooperação para apoiar empresas japo-nesas em instalação ou expansão de seus negócios naquele estado.
O acordo foi assinado em encontro do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), com o presidente do SMBC Brasil, Takaaki Otani, além do chefe da Divisão das Américas, Koichi Noda. A reunião foi no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a presença do cônsul-geral do Japão na cidade, Toshio Ikeda.
Com o acordo, as partes irão identificar empresas interessadas no Paraná e apoiar o fechamento de negócios. “Esta parceria será muito importante para o Estado, já que poderemos contar com o SMBC como um instrumento facilitador dos investimentos estrangeiros que vêm ao Paraná”, afirmou o governador.
O acordo deve ser mais uma porta de entrada para investimentos estrangeiros no estado, que se apresenta como uma alternativa de negócios ao eixo Rio-São Paulo. “O Paraná é um estado importante para investimentos e o local mais apropriado para uma série de corporações asiáticas e japonesas se instalarem”, afirmou o chefe da Divisão, Koichi Noda. Já o presidente do SMBC Brasil, Takaaki Otani, acredita que ”o estado oferece incentivos e tem uma população capacitada para o trabalho, o que desperta o interesse das empresas”.
O protocolo assinado não conta com obrigações legais ou transferência de recursos entre as partes, mas a cooperação para a atração de negócios. O acordo também prevê o intercâmbio entre empresas locais, nacionais e internacionais e a promoção de eventos que facilitem a atração de novos negócios.