Coral japonês se apresenta na Bahia
Em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, acontece na segunda-feira, às 18 horas, na Bahia, a apresentação do coral Kosmos, especializado em músicas japonesas.
Promovida pela Associação Cultural Brasil-Japão do Estado da Bahia, o evento conta com 15 cantores, além de 20 músicos da orquestra Ateneu Musical. O Kosmos, dirigido pela maestrina Érika Sato, tem por especialidade cantar músicas em japonês, embora não exija de seus membros nenhum conhecimento dessa língua. Fundado em janeiro de 1997, desde então se vem apresentando em diversos lugares do país. O grupo é patrocinado pelo Consulado Honorário do Japão em Salvador.
A apresentação é aberta ao público e acontece no Shopping Barra, que fica na av. Centenário, 2992, Chame-Chame, em Salvador. Mais informações podem ser obtidas pelo tel: (71) 2108-8288. A entrada é gratuita.
Entre 1953 e 1962, três colônias foram criadas pelo governo brasileiro na Bahia, com o objetivo de povoar e desenvolver áreas improdutivas e praticamente abandonadas. O primeiro grupo destinado à Bahia chegou ao Rio de Janeiro em agosto de 1953, a bordo do navio Amerika Maru, permanecendo dois meses na Hospedaria dos Imigrantes, até embarcarem no navio Poconé do Lóide Brasileiro, rumo à cidade de Una. Ao todo foram 38 famílias, 235 pessoas.
Os japoneses foram transportados àquele estado em navios, com passagens financiadas a longo prazo pelo governo japonês, que depois cancelou a dívida.