Gigante japonesa compra fabricante nacional
A empresa japonesa Konica Minolta, especializada em equipamentos de imagem para escritório e para diagnósticos, comprou a brasileira Sawae, fabricante de aparelhos para raio X e que está sediada em Minas Gerais. O valor do negócio ainda não foi divulgado e a compra se deu por meio de sua empresa nacional de vendas de cuidados com a saúde, a Konica Minolta Healthcare do Brasil.
A companhia nipônica abriu uma subsidiária no Brasil em abril deste ano, na cidade de São Paulo, e, com a nova aquisição, ganha capacidade de fabricação local e acesso a uma rede de vendas já estabelecida no País.
Segundo comunicado oficial, com a compra também será aprimorada suas vendas de DR (Radiografia Digital) e CR (Radiografia Computadorizada), como parte da oferta de suas Soluções de Imagem Primária, para expandir o negócio de saúde no Brasil.
Com o foco em Imagem Primária, o primeiro olhar em diagnóstico por imagem, a Konica Minolta pode ajudar médicos a tomar decisões mais cedo e ajudar a reduzir custos com a saúde, ao oferecer a informação necessária para que uma doença seja ou não considerada.
A empresa tem 75 anos e é líder nesse mercado. Só no ano passado, seu faturamento foi de 8,5 bilhões de dólares (cerca de 26,6 bilhões de reais). Emprega, atualmente, 41 mil funcionários no mundo todo. Já a brasileira Sawae foi fundada em 1993 e fabrica e vende equipamentos de sistema de raios X principalmente para quatro grandes Estados do Sudoeste do Brasil (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia) e vem expandindo-se em todo o País. A empresa é reconhecida por seus produtos de alta qualidade com reconhecimento no mercado.