‘50ª Hanamatsuri’ celebra aniversário de Buda no bairro da Liberdade

Imagem de Buda criança é banhada com chá (Foto: Arquivo)

O mês de abril começa com festa de Buda Xaquiamuni.
No próximo dia 8, os 2640 anos de seu nascimento serão celebrados na tradicional festa “Hanamatsuri”, que chega a 50ª edição.
Em São Paulo, o bairro da Liberdade sedia uma semana inteira de comemoração.
A partir de segunda-feira, um palanque será montado pela Federação das Seitas Budistas no Brasil, Associação dos Admiradores do Buda Xaquiamuni, Aliança Feminina Budista do Brasil e Associação Cultural e Assistencial da Liberdade bem no centro da Praça principal.
Um altar com a imagem de Buda criança estará disposto para um banho de chá adocicado.
De acordo com os budistas, o ritual abençoa e atende os pedidos feitos pelas pessoas no momento da consagração.
O ato representa a chuva perfumada que teria caído sobre Buda logo depois do seu nascimento.
Antes de se posicionar em frente à imagem, o visitante passa por uma caixa de doações, que tem por objetivo custear os trabalhos realizados, e depois recebe um chá adocicado e uma revista com a história de Buda.
A contemplação à imagem poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.
Já no sábado do dia 9, a partir das 10 horas, a festa chega ao fim com uma missa ao ar livre e com o cortejo da imagem de Buda em cima de uma estátua de elefante branco.
E não é só São Paulo que celebrará o nascimento de Buda. Em Curitiba, onde é forte a atuação da comunidade nikkei, também haverá comemoração.
Mas ao contrário dos paulistas, os curitibanos reservaram apenas os dias 9 e 10 abril para os festejos, com clima total de festa.
No Parque São José dos Pinhais, das 11 às 19 horas, a imagem de Buda estará disposta em um altar decorado com flores, para um banho de chá adocicado.

Continua… (no impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password