‘49º Toyo Matsuri’ traz árvores de Natal com desejos do público

O mês de dezembro começou e, junto, a corrida das compras de Natal e Ano Novo. No bairro da Liberdade, em São Paulo, o pontapé inicial do consumo natalino é o tradicional “Toyo Matsuri”, o “Festival Oriental”.

Hoje e amanhã, a partir das 10h30, uma programação especial anuncia a 49ª edição do evento, que, como todos os anos, atrai milhares de pessoas. Cerca de 70 mil, metade do público do “Tanabata Matsuri”, realizado sem-pre no mês de julho, são esperados para vivenciar a cultura japonesa e gastar no comércio local.

Com o 13º na carteira, os assalariados são aguardados com ansiedade por lojistas de comida, produtos de beleza, vestuário, artigos japoneses, importados e nacionais.

Produtos artesanais também são encontrados na tradicional Feirinha da Liberdade que, desde ontem e até o dia 17 de dezembro, passa a funcionar toda sexta-feira, sábado e domingo. Depois, até a véspera de Natal, o funcionamento será diário.

Mas quem prestigiar o “Toyo Matsuri”, amanhã e domingo, terá a chance de colocar seus desejos à prova nas filipetas Hikari (Luz). A exemplo da festa do Tanabata, papéis serão vendidos a R$ 2,00 para ter o desejo escrito. “Mas não haverá desejo por cor, vai ser para tudo. Depois a pessoa irá pendurar a filipe-ta nos ramos secos espalhados pela Praça (da Liberdade), como árvores de Natal”, disse Rosa Matsushita, junto com o coordenador Hisaji Akimura e com Itsuko Ichida, da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade).

Como o Tanabata, as árvores com os pedidos serão retirados ao fim do mês e incineradas.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password