Trump vence eleição nos EUA e nikkei não vê mudanças na relação com Japão e Brasil

Donald Trump durante campanha política (Foto: Divulgação)

O mundo assistiu incrédulo ontem a vitória surpreendente do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais americanas, ao derrotar a democrata Hillary Clinton.
Populista e com um discurso xenófobo e antissistema, o magnata será o 45º presidente americano e, agora, a apreensão é grande se, a partir de 20 de janeiro, Trump vai cumprir algumas das suas mais polêmicas promessas, como construir um muro na fronteira com o México, proibir a entrada de muçulmanos nos EUA, além de deportar 11 milhões de pessoas que entram de forma irregular no país para trabalhar. Hoje, um milhão de brasileiros moram nos EUA, boa parte irregular.
A relação com o Japão também pode sofrer um baque. Durante toda a sua campanha, o bilionário foi um crítico da amizade mantida entre o país nipônico e os EUA. Em abril de 2014, Trump postou no Twitter: “Se zerarmos os impostos de importação de carros para o Japão, jamais conseguiremos uma balança comercial favorável”.
Já em agosto de 2015, o agora presidente disse que o Japão era “um aproveitador em questões de segurança”, alegando que se o país for atacado, os EUA têm que defendê-lo, mas o oposto não acontece. Segundo ele, o tratado de segurança entre os dois países “é injusto”. Enquanto isso, no aniversário do ataque a Pearl Harbor, o foco do discurso de Trump não foram os japoneses, mas os muçulmanos, que, na visão do republicano, devem ser banidos dos EUA. Apesar disso, ele não deixou de citar o “ataque furtivo desprezível e covarde” dos japoneses. Por fim, o republicano também acusou os japoneses de roubarem empregos e criticou a Parceria Transpacífica, pacto comercial de doze países liderado pelos EUA que Tóquio vê como vital.
Em entrevista ao São Paulo Shimbun, o cientista político Alexandre Uehara, não crê, porém, em uma grande transformação nas relações.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password