Tradicional ‘Tanabata’ de Ribeirão Preto homenageia os 110 anos da imigração

Público esperado chega a 70 mil pessoas (Foto: Divulgação)

A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, recebe de amanhã a domingo a 24ª edição do “Festival Tanabata”, que este ano celebra os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto, Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto e o templo budista Tohoku Nambei Honganji.

Para comemorar a data, o Morro do São Bento será totalmente decorado com enfeites típicos que imitam grandes estrelas (kussudamas) presas a galhos de bambu formando túneis. Os visitantes que passeiam debaixo dos enfeites escrevem desejos em tiras de papéis coloridos (tanzaku), que são amarrados nos bambus e oferecidos às es-trelas. A lenda garante que todos os desejos escritos nos papéis serão atendidos no momento mágico do encontro entre Orihime e Kengyu. Os pedidos poderão ser feitos nas duas entradas do Festival e, ao fim, os tanzakus serão recolhidos pelos organizadores e levados ao templo budista.

O preço para quem quiser fazer o pedido é R$ 1,00 por tanzaku. “É um valor simbólico que é repassado inteiramente para o grupo de taikô de Ribeirão Preto Yukio Yamashita, para a manutenção das suas atividades”, explicou o presidente da comissão organizadora, Teruo Abe, ao São Paulo Shimbun. “Aqui em Ribeirão Preto não teremos uma homenagem específica para uma pessoa, em virtude dos 110 anos, mas uma lembrança a todos os imigrantes pioneiros que iniciaram a história da chegada dos japoneses”, acrescentou.

Continua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password