Rio de Janeiro abre o ‘Mês do Japão’ em celebração aos 110 anos da imigração

Uma das exposição esteve recentemente em SP (Foto: Divlugação)

Para comemorar os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ) e a Fundação Japão, inicia amanhã o “Mês do Japão”, com uma série de atividades que terão como sede o Centro Cultural Correios.

A programação conta com exposições de fotografias raras e de origamis, além da exibição de filmes de diretores clássicos e contemporâneos e também uma série de oficinas.

Previsto para ocorrer até o dia 29 de julho, as atrações têm início com a aber-tura da exposição principal “Caminho da Luz e Esperança”, da fotógrafa Miro Ito. São apresentados registros fotográficos impressos em pergaminho de imagens de Buda e tesouros do templo Tdaiji, famoso por seu Grande Buda Vairocana concluído em 752 d.C., sendo identifica-do por muitos japoneses como símbolo de resiliência e que hoje constitui par-te do Patrimônio Mundial da Unesco. A mostra pode ser visitada de terça a do-mingo, das 12 às 19 horas.

Ito estudou tanto no Japão, sendo bacharel em Artes pelo Departamento de História da Arte e Estética da Keio University; quanto na Alemanha, no campo de Artes Aplicadas e Design de Comunicação, Gesamthochschule Essen.
O evento traz ainda outra mostra. Trata-se da exposição itinerante internacional “Variação e Autonomia: as Gravuras de Artistas Japoneses Contemporâneos”, com obras de dez artistas renomados sobre este novo campo artístico. Ela reúne um conjunto de gravuras que compreendem o período do pós-guerra, dos anos 1950 aos 1980. A exibição pretende lançar luz sobre o fato de que uma nova área foi desenvolvida por meio das gravuras contemporâneas japonesas. Estão presentes obras de Masanari Murai, Toshinobu Onosato, Yasu-kazu Tabuchi, Yayoi Kusama, Natsuyuki Nakanishi, Hitoshi Nakazato, Tomoharu Murakami, Naoyoshi Hikosaka, Kosai Hori e Toeko Tatsuno

Continua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password