Professora aproveita os 110 anos e lança livro sobre música nipônica

Como parte das comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa, a editora Prismas lança o livro “Músicas para Koto: Histórias do Dragão Confa-bulando”, sobre a música nipônica transterritorial. A autora, Alice Lumi Satomi, é professora do Departa-mento de Educação Musical e líder do Laboratório de Estudos Etnomusicológicos da Universidade Federal da Paraíba.

Com o prefácio da compositora e etnomusicóloga Kilza Setti, e a ilustração da capa de Flávio Vieira Barros, o livro detalha diferentes aspectos. De um lado, o instrumento musical, as escolas e os compositores. De outro, as circunstâncias históricas e socioculturais dos grupos musicais nipo-brasileiros, enfocando os praticantes da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, o grupo Miwakai e a Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa.

A pesquisa de campo foi iniciada em 1996 e, a partir desses estudos, as três associações foram divididas em dois grupos. As duas primeiras, Associação Okinawa e o Miwakai (estilo Ikutaryu), têm em comum um comportamento de “atitudes coletivistas peculiares ao imigrante pré-guerra” e, portanto, foram agrupadas no capítulo “Surgimento e continuidade de atitudes pré-guerra”. Já a Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa foi enfocada sob o título “Implantação da mentalidade pós-guerra”, envolvendo uma ex-professora do estilo Yamadaryu e os grupos Miyagikai e Seiha Brasil de Koto.

Na publicação, a autora, após explicar a estrutura física do koto, também ressalta a forma simbólica do instrumento: o tampo superior representa o céu; e o fundo chato, a terra. As cordas, as relações humanas; uma das cavidades sonoras é chamada de poço do dragão; e a outra, tanque da fênix, uma referência aos princípios yang e yin. “Num único instrumento, podemos conferir a síntese dos fundamentos budistas, taoístas e confucionistas”, sustenta.

O lançamento do livro será no dia 16 de junho, às 19 horas, na rua Gilvan Muribeca, 88, João Pessoa. Também haverá lançamentos em Campinas, São Paulo, Salvador e Recife. O preço é R$ 58,00. Informações no www.ccta.ufpb.br, onde se encontram arquivos da tese original.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password